O Mestrado em Engenharia Química e Biológica proporciona aos seus estudantes uma formação avançada em tecnologia de processos químicos e biológicos. Os estudantes aprendem a desenvolver, otimizar e projetar processos químicos e biológicos inovadores e economicamente competitivos tendo em vista a sua implementação industrial.
Alavancada numa forte tradição, a profissão de Engenharia Química e Biológica está na linha da frente dos desafios para a sustentabilidade, no desenvolvimento e produção das fontes de energia limpa, nos materiais biodegradáveis e sustentáveis, nos processos de reciclagem de subprodutos e desperdícios, na qualidade do ar e controlo do aquecimento global, na disponibilização e universalização de fármacos à escala planetária a um custo acessível.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV a 22 de MAR de 2024
2.ª Fase: 3 JUN a 17 JUL de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 80
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português e/ou Inglês
Coordenador do curso: Rui Oliveira, meqb.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Engenharia Química e Biológica pauta-se por uma metodologia de ensino centrada no estudante, com uma forte componente prática e de trabalho em equipa, fomentando o trabalho autónomo em complementaridade com o ensino presencial.
Para além das matérias específicas, os estudantes são estimulados a construir um perfil transversal desenvolvendo o seu espírito crítico, flexibilidade de raciocínio e capacidade de autoaprendizagem. Continuamos a apostar na proximidade estudante-docente, amplamente reconhecida pelos estudantes de Engenharia Química e Biológica da NOVA FCT, e de programas de mentoria com jovens investigadores.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1250 € / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000 € / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 250 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.
Saber mais