Mestrado em Bioquímica

Ensino

Mestrado em Bioquímica

Estudar os processos químicos nos organismos vivos e impulsionar inovações na saúde, biotecnologia e meio ambiente

A Bioquímica é uma disciplina fundamental na interface entre a Biologia, a Química e a Biotecnologia. Dedica-se ao estudo das reações químicas que ocorrem nos organismos vivos, com ênfase nos processos metabólicos, na estrutura e função das biomoléculas, e nas vias de sinalização celular.

Além de uma vasta oferta em áreas da Bioquímica aplicada à Biomedicina, Biotecnologia, Ambiente e Biomateriais, este mestrado oferece uma formação especializada nas áreas da Biofísica Molecular, Biologia Estrutural e Bioquímica Analítica.

Desta forma, este mestrado reforça as competências em análise, caracterização e desenvolvimento de novas tecnologias bioquímicas e a sua aplicação na saúde, na indústria alimentar e na biotecnologia ambiental.

O Mestrado em Bioquímica surge como resposta à necessidade crescente de formação de recursos humanos qualificados, impulsionada pelo recente desenvolvimento de empresas nas áreas de Biotecnologia, Farmacêutica e Ciências da Vida, tanto em Portugal como na Europa.

Porquê este mestrado?

  • Formação em áreas emergentes da Bioquímica Moderna.
  • Formação multi e interdisciplinar, versátil, em sintonia com as necessidades do mercado empregador, coadunando-se com a carreira em investigação científica.
  • Forte componente laboratorial com experiência hands-on de ponta, aplicando técnicas modernas, apoiada por investigação de excelência;
  • Hard-skills e transferable-skills: conhecimento aprofundado em todas as áreas abrangentes da Bioquímica, apresentações orais, trabalhos em grupo e formação em empreendedorismo;
  • Ensino centrado em grupos pequenos, promovendo uma aprendizagem mais personalizada;
  • Integração em equipas de investigação para realização de projetos de curta duração;
  • A dissertação científica (1 ano) pode ter lugar em ambiente académico ou empresarial.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024

Vagas: 25

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial / Diurno

Idioma: Português / Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Sofia Pauleta, mbq.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado é composto por 1 ano escolar seguido de 1 ano para a realização de uma tese. Durante o 1.º ano escolar são realizados 36 ECTS em unidades curriculares obrigatórias na área da Bioquímica e Biologia, e 24 ECTS em opcionais em áreas complementares, como Ómicas, Biologia Computacional, Métodos Biofísicos e Bioquímicos. Dois terços destas UCs têm componente prática, e nas restantes são realizados trabalhos em grupo, apresentados trabalhos e discutidos casos de estudo.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal em Bioquímica, Química, Biologia,
    Ciências da Saúde ou áreas afins;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Saídas profissionais

  • Investigação e desenvolvimento (I&D) em Bioquímica e áreas afins;
  • Laboratórios de análises clínicas, bioquímicas, microbiológicas, genéticas e ambientais;
  • Laboratórios de saúde pública, e institutos de investigação médica;
  • Laboratórios de (Bio)Química Forense;
  • Indústria, alimentar, agroalimentar, cosmética e farmacêutica, de biotecnologia;
  • Gestão de ciência;
  • Organismos e comissões reguladoras, controlo de qualidade;
  • Empresas de auditoria, consultadoria em inovação científica e tecnológica e projeto;
  • Ensino.

Testemunhos

Pilar Portela

Pilar Castillo Portela

Aluna de Doutoramento 2023/2024

Estou na NOVA FCT desde a Licenciatura em Bioquímica. O Mestrado em Bioquímica cativou-me por ter uma forte componente de aulas práticas. As unidades curriculares, diversificadas, proporcinaram-me a oportunidade de escolher os temas que mais me apaixonavam. Recomendo o Mestrado pela sua versatilidade e componente laboratorial desafiante, e que me deu uma formação sólida para prosseguir para o Doutoramento em Biotecnologia, também na NOVA FCT. 

Anterior Próximo

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.

Saber mais