A produção de alimentos tornou-se, em muitas circunstâncias, um ato de carácter tão industrializado quanto possível, preocupando-se os seus responsáveis mais com os aspetos quantitativos do processo do que com a qualidade dos produtos. A complexidade das cadeias alimentares é crescente, traduzindo-se em interações múltiplas que podem estar na base de riscos para os consumidores, cujo controlo se vai assim tornando mais difícil.
A formação multidisciplinar do Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar permite que o formando possa atuar em áreas pioneiras, com recurso a novas tecnologias, incluindo a nanotecnologia, mais sustentáveis, procurando dar respostas aos atuais desafios globais.
O Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pauta-se por uma aproximação integrada e responsável, desempenhando hoje um papel decisivo no apoio ao setor agroalimentar, garantindo a segurança e a qualidade alimentares, inovando e desenvolvendo tecnologia que possibilitam ao setor acompanhar as tendências de mercado.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 40
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial / Compactado e/ou pós-laboral
Idioma: Português e/ou Inglês
Coordenadora do curso: Ana Luísa Fernando, mtsa.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar apresenta um programa multidisciplinar, com uma forte componente prática. Visitas técnicas a empresas, que permitem o contacto com instalações industriais e instalações piloto; e aulas com convidados da Indústria, que partilham o know-how industrial capacitando os alunos para uma melhor adaptação à atividade profissional, integram a componente curricular.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1500€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.
Saber mais