Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde

Ensino

Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde

Estatística para melhorar a saúde e a qualidade dos seus cuidados.

A Bioestatística aplica-se no estudo, desenvolvimento e investigação de várias áreas da Biologia, nomeadamente nas Ciências da Saúde, Medicina, Saúde Pública e Epidemiologia. Torna-se, por isso, imprescindível que profissionais e decisores detenham um saber interdisciplinar, abrangente e consolidado que permita responder às modernas e complexas questões que cada vez mais se colocam no campo da análise de dados em saúde, num âmbito global.

Este mestrado, único no país, decorre num ambiente de investigação transversal onde os alunos adquirem conhecimentos e competências teóricas e práticas fundamentais para promover a qualidade dos cuidados de saúde das populações.

Porquê este mestrado?

  • Explora as técnicas estatísticas mais relevantes para as aplicações da saúde, permitindo converter dados em informação útil para a sociedade e para a tomada de decisões;
  • Oferta diversificada de unidades curriculares decorrente de ser um programa conjunto entre a NOVA FCT e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA, com a colaboração da Nova Medical School, da Escola Nacional de Saúde Pública, da NOVA-IMS e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas;
  • É oferecido em formato de ensino a distância (EaD), mais flexível e abrangente.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 30

Duração: 2 anos

Formato: Ensino à distância (EaD)

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Isabel Natário (NOVA FCT) e Luzia Gonçalves (IHMT-NOVA), mests.coordenadora@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O programa do Mestrado em Estatística para a Saúde explora uma diversidade de estratégias de ensino-aprendizagem a distância, com forte componente de utilização de Tecnologias de Informação, software estatístico e aplicações práticas em exemplos reais.

Plano curricular

Para quem

  • Podem candidatar-se titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em áreas das Ciências da Saúde tais como Medicina, Enfermagem, Técnico de Saúde, das Ciências Exatas como Matemática, Estatística, Engenharias, das Ciências Económicas, e de áreas afins, sujeito a apreciação curricular do candidato;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, nestas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nestas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do Mestrado;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.

Saídas profissionais

  • Peritos em estatística no contexto da saúde para a indústria, organizações governamentais, serviços de saúde, investigação e academia.

Testemunhos

Heloísa Ribeiro

Heloísa Ribeiro

Assistente Hospitalar em Medicina Interna no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

"Optei pelo Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde da NOVA FCT porque me permitu, através de uma ótima estrutura curricular e que ia ao encontro as minhas expectativas, conciliá-lo com a minha vida profissional e pessoal. Para além disso, a Faculdade goza de um estatuto de qualidade reconhecido internacionalmente e dispõe de um corpo docente, no caso da Estatística Aplicada à Saúde, de inigualável qualidade científica e humana, que me acompanhou ao longo de todo o percurso. Este curso é, sem dúvida alguma, uma mais-valia que recomendo vivamente a quem pretende aprofundar conhecimentos nesta área."

Diogo Ferreira

Diogo Ferreira

Clinical Trial Assistant, Parexel

"Escolhi a NOVA FCT porque ofereceu exatamente a opção formativa que eu procurava, alinhada com os meus interesses e objetivos profissionais. Além disso, um fator decisivo foi a flexibilidade de horários, que se ajusta perfeitamente à minha rotina de trabalho. O programa abrange uma ampla gama de disciplinas essenciais que fornecem uma sólida base teórica e prática em estatística, especificamente direcionada para aplicações na área da saúde. A disponibilidade e orientação dos docentes são também aspetos que merecem destaque! Recomendaria o mestrado em Estatística Aplicada à Saúde da NOVA FCT porque a estrutura curricular é abrangente e atualizada, cobrindo tanto os fundamentos teóricos como as aplicações práticas da estatística na saúde, sendo uma boa opção para quem deseja expandir os seus conhecimentos nesta área."

Anterior Próximo

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática da NOVA FCT é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. Constituído por mais de 70 docentes doutorados, no Departamento de Matemática são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade.

Saber mais