Em curso (2022): 365 (91M €)
ISI WOS: 4956 publicações indexadas (4334 artigos)
Scopus: 6625 publicações indexadas (4991 artigos)
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa tem uma vasta experiência em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (R&D+I) de ponta devido à sua natureza multidisciplinar e ao investimento em pesquisa fundamental e aplicada em diversas áreas, desde materiais, ambiente, biotecnologias, conservação e restauro, manufatura, tecnologia IT, inteligência artificial, economia circular, matérias-primas, entre outras.
A Faculdade está organizada em 13 Departamentos e 14 Serviços de Apoio à Investigação, possuindo infraestruturas e instalações qualificadas, 16 Unidades de Investigação (avaliadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, 11 delas como Excelentes), uma incubadora de spin-offs (Madan Parque), um instituto de interface (UNINOVA) e uma estrutura dedicada à gestão de projetos de R&D+I (NOVA.ID.FCT).
A atividade de investigação da NOVA FCT é reconhecida pelo European Research Council (ERC), que apoia excelentes pesquisadores com ideias pioneiras e é altamente competitivo. A NOVA FCT obteve até à data 18 Bolsas ERC, o que atesta o envolvimento da Faculdade em pesquisa internacional de vanguarda.
Na sequência do crescente compromisso com o desenvolvimento do país, a Escola participa também em nove laboratórios colaborativos (COLABs).
A Faculdade tem uma unidade dedicada à Promoção de Investigação e Inovação (RIA), fornecendo suporte a todo o ciclo de inovação, desde a génese de uma ideia até à sua aplicação no mercado, contribuindo para a criação de valor da Escola.
A Universidade NOVA de Lisboa, através da NOVA FCT, uma das universidades de maior prestígio do país, é líder do EIT Climate-KIC Hub Portugal desde 2016, em colaboração com várias organizações, incluindo a Building Global Innovators, uma aceleradora de deep tech.
O EIT Climate-KIC Hub Portugal interliga as pessoas construindo uma comunidade forte para liderar a transição para uma economia de zero carbono e uma sociedade resiliente através da inovação de sistemas.
Como centro de operações e anfitrião da renomada Web Summit, Portugal é o terreno ideal para explorar como a inovação climática pode estimular o desenvolvimento económico. Os programas em Portugal concentram-se na aceleração de startups de tecnologia limpa em estágio inicial e no desenvolvimento de soluções de sustentabilidade urbana.