É uma abordagem pioneira na execução pedagógica dos cursos: a avaliação de conhecimentos passou a ser contínua e o calendário escolar passou a dispor de um período entre semestres (o Período Intercalar) para dotar os estudantes com novas competências
A todos os estudantes de Licenciatura e de Mestrado
Entre os meses de janeiro e fevereiro, os alunos de Licenciatura e de primeiro ano de Mestrado têm o designado “Período Intercalar”, um período entre semestres que se destina às unidades curriculares relativas a Competências Complementares e a um vasto leque de atividades de índole formativa, cultural e desportiva.
1.º ANO | LICENCIATURA
2.º ANO | LICENCIATURA
3.º ANO | LICENCIATURA
Contacto e colaboração com projetos de I&D em curso de docentes e investigadores da NOVA FCT
Contacto com a realidade empresarial próxima da área do curso, realização de estágios, trabalho pontual
1.º ANO | MESTRADO
LICENCIATURAS E MESTRADOS
Enriquecer a formação com competências de áreas que não se incluem no objeto principal de estudo
Atividades formativas, culturais, artísticas e desportivas promovidas pela Faculdade e pela Associação de Estudantes
Semestre mais adequado para os programas de mobilidade dos estudantes
"Inserir formações complementares na estrutura curricular obrigatória revela-se extremamente útil e um importante contributo para a criação de oportunidades para explorar novas ferramentas, quer ao nível dos conhecimentos científicos e tecnológicos, quer das próprias relações que se estabelecem entre colegas de vários cursos. Acabamos por partilhar experiências, dificuldades, mas também formas de trabalhar que são sempre úteis.
Para muitos de nós, é durante este período que encetamos contatos com empresas, laboratórios, entre outros, mais relacionado com a área que estudamos, e que se podem materializar, por exemplo, através de um estágio.
A disciplina 'Competências Transversais para Ciências e Tecnologia' possibilitou-me melhorar hard skills como o domínio do Excel, a elaboração de um CV que responde aos padrões profissionais mais exigentes e se destaque entre os muitos que chegam aos Recursos Humanos das empresas, além de me ter proporcionado um melhor entendimento das expectativas que estão associadas a uma entrevista de trabalho.
As soft skills desenvolvidas foram igualmente cruciais, como a comunicação consciente e o trabalho em equipa. Na disciplina 'Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital', espero adquirir conhecimentos que sejam um complemento vital para um curso de engenharia, proporcionando uma perspetiva mais realista do mundo profissional do qual faremos parte muito em breve. Apesar de haver um caminho a percorrer, sinto que o Perfil Curricular contribui para alargar os meus horizontes e é um passo significativo para o sucesso profissional."
António Canteiro
Estudante do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
"O Perfil Curricular da NOVA FCT teve um impacto fundamental no meu percurso. Durante a minha formação em Engenharia Química e Bioquímica nunca pensei que os conhecimentos adquiridos em cadeiras transversais a outros cursos, como análise matemática, álgebra, estatística, programação, gestão de empresas e microbiologia, fossem hoje ter um papel essencial nas atividades que desenvolvo na AquaInSilico. Destaco, igualmente, a importância dos professores da NOVA FCT que me ajudaram a desenvolver uma visão estratégica e analítica na resolução de problemas.
A cadeira de empreendedorismo desempenhou um papel fundamental na criação da AquaInSilico. Desenvolveu as minhas competências no que respeita a trabalhar em equipa e colocou-me, pela primeira vez, em contacto com temas relacionados com a criação e proteção de propriedade intelectual, mitigação de riscos, e a perceção de que uma tecnologia deve resolver um problema real e satisfazer as necessidades da indústria. Nem sempre os investigadores têm essa perceção e, muitas vezes, perdem-se nos mecanismos científicos. Esta experiência revelou-se fundamental quando estava a ponderar a criação da AquaInSilico."
Jorge Santos
Fundador da AquainSilico, empresa que teve as suas origens nos laboratórios da NOVA FCT