Marcos | Publicações | Notícias | Eventos | Contactos | Consulta Pública
A iniciativa FCT NOVA Sustentável teve início em 2018, sob a supervisão e acompanhamento do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA), encontrando-se atualmente integrada na estrutura orgânica da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
A FCT NOVA assumiu desta forma o compromisso de alinhar as suas atividades e responsabilidades com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A formação de pessoas altamente qualificadas e dotadas de espírito crítico, conscientes dos problemas socioambientais, capazes de liderar mudanças, e o desenvolvimento de investigação e inovação que tornem o planeta + Sustentável são os principais pilares do nosso compromisso.
A Visão da FCT NOVA Sustentável foi construída a 21 de novembro de 2018, de forma colaborativa com os vários setores da Escola – Departamentos, Centros de Investigação, Serviços e Estudantes – e visa:
Uma comunidade colaborativa de criação e partilha de conhecimento, apostada num futuro sustentável e inclusivo.
A inovação, a solidariedade e a proteção da natureza potenciam uma vivência integrada e justa, que motiva os FCTenses
para assumir a sustentabilidade – ambiental, social e económica – como pilar transversal a toda a sua atividade.
Desde o começo deste projeto na área da Sustentabilidade, em 2018, foram concretizadas várias iniciativas, reuniões e constituição de parcerias em prol da Sustentabilidade no Campus da FCT NOVA. No entanto, esta visão só poderá ser plenamente concretizada através de um envolvimento e esforço conjunto de toda a comunidade FCTense.
De forma a promover a Sustentabilidade na FCT NOVA, serão trabalhadas atividades em várias áreas de intervenção, como Resíduos, Energia, Água, Espaços Exteriores, Alimentação, Envolvimento e Comunicação, tendo como linhas de orientação:
O desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades (Relatório Brundtland, 1987). Concretiza-se através de um conjunto de estratégias, políticas, ações e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. A par da inovação técnica e científica, a sustentabilidade alicerça-se na mudança de comportamentos e decisões, a nível individual e organizacional.
A FCT NOVA, através da Eng.ª Joana Santos, especialista de Sustentabilidade na FCT NOVA, e Dra. Antje Disterheft, investigadora doutorada do CENSE, esteve representada na criação da Rede Campus Sustentável (RCS), a 27 de novembro de 2018, em conjunto com vários membros de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. A RCS é uma rede nacional de IES que pretende criar uma plataforma de colaboração, diálogo, reflexão e troca de experiências sobre iniciativas e modos de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas IES, com o objetivo de tornar todos os campi universitários aderentes mais sustentáveis.
As Nações Unidas aprovaram, em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Os 193 Estados-Membros das Nações Unidas, chegaram a um consenso sobre 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que incluem 169 metas, avaliadas segundo 230 indicadores que procuram enfrentar os principais desafios que se colocam à Humanidade, com o objetivo de transformar o atual modelo de produção e consumo num outro mais sustentável.
Mais informação sobre Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável disponível aqui.
Mais informação sobre ODS disponível aqui.
|
||
Câmara Municipal de Almada |
Rede Campus Sustentável |
Via Verde Serviços |
Projeto SUSTAINMEALS |
Programa Eco-Escolas |
NOVA 4 The Globe |