Mestrado em Conservação e Restauro

Ensino

Mestrado em Conservação e Restauro

O teu futuro é o teu Património.

O Mestrado em Conservação e Restauro cruza a prática da Conservação e Restauro com as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas, em benefício da conservação e usufruto do património cultural para as gerações presentes e futuras.

Este Mestrado tem uma componente fundamentalmente prática, assente numa formação de caráter multi, inter e transdisciplinar, num modelo de trabalho que privilegia o diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, o objetivo é formar profissionais com as ferramentas necessárias para contribuir para a perceção, a apreciação e o conhecimento do Património Cultural no que diz respeito ao seu contexto, significação e propriedades tangíveis e intangíveis.

A competência para levar a cabo uma intervenção de Conservação e Restauro de forma autónoma implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caraterizar o estado de alteração e patologias do Património, como propor as medidas de intervenção, preventivas ou curativas, mais corretas.

Porquê este mestrado?

  • Formação acreditada pela ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Education);
  • Cruzamento entre a prática da Conservação e Restauro, as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas;
  • Possibilidade de escolha entre duas especializações: Conservação e Restauro e Ciências da Conservação;
  • Desenvolvimento de competências transversais, em especial a formação de uma atitude crítica fundamental ao exercício da profissão;
  • Corpo docente com formação multidisciplinar e complementar, tornando este Mestrado altamente competitivo tanto a nível nacional como internacional.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV a 22 de MAR de 2024

2.ª Fase: 3 JUN a 17 JUL de 2024

3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024

Vagas: 20

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português e/ou Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Joana Lia Ferreira, mcr.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

Ao longo da sua formação, em particular o Estágio ou Dissertação final, os alunos de Mestrado em Conservação e Restauro irão adquirir capacidades de trabalho em diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento. Estes profissionais saberão inovar, atualizar-se em permanência e competir a nível internacional.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares de grau de licenciado, que possuam um número mínimo de 80 créditos nas áreas da Conservação (CONS) e Ciências da Conservação (CCONS) (CONS + CCONS = 80 ECTS) e formação em História da Arte (20 ECTS).
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Conservação, pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da NOVA FCT.
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade pela realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da NOVA FCT.

Saídas profissionais

  • Cultura: museus nacionais, regionais e municipais; palácios e monumentos; bibliotecas e arquivos; colecionadores privados; fundações e associações;
  • Empresas de serviços - área do Património Cultural: Conservação e Restauro de Bens Culturais; análise e autenticação de obras de arte; consultoria;
  • Administração central regional e local: autarquias; Conservação e Restauro de obras de arte pública; colecções municipais; organismos do Estado na área da cultura;
  • Construção e obras públicas: Conservação e Restauro de Património integrado no edificado;
  • Criação do próprio emprego através de pequenas ou médias empresas dedicadas a actividades relacionadas com a Conservação e Valorização do Património Cultural;
  • Investigação e desenvolvimento; inovação tecnológica: contribuindo para avanços na área da Conservação e Restauro do Património Cultural.

Testemunhos

Maria Simas

Maria Simas

Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal de Almada 

"Escolhi o Mestrado de Conservação e Restauro na NOVA FCT para melhor conhecer os materiais do património cultural, como se degradam e as diferentes perspetivas das intervenções de Conservação e Restauro. Este constitui uma base sólida para a construção do pensamento crítico que permite atuar na preservação do património. A formação e a experiência viabilizam a integração, tanto ao nível das empresas de Conservação e Restauro como em instituições ligadas à cultura."

Anterior Próximo

Sobre o Departamento de Conservação e Restauro

O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.

A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.

Saber mais