Mestrado em Conservação e Restauro

Ensino

Mestrado em Conservação e Restauro

O teu futuro é o teu Património.

O Mestrado em Conservação e Restauro cruza a prática da Conservação e Restauro com as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas, em benefício da conservação e usufruto do património cultural para as gerações presentes e futuras.

Este Mestrado tem uma componente fundamentalmente prática, assente numa formação de caráter multi, inter e transdisciplinar, num modelo de trabalho que privilegia o diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento.

Assim, o objetivo é formar profissionais com as ferramentas necessárias para contribuir para a perceção, a apreciação e o conhecimento do Património Cultural no que diz respeito ao seu contexto, significação e propriedades tangíveis e intangíveis.

A competência para levar a cabo uma intervenção de Conservação e Restauro de forma autónoma implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caraterizar o estado de alteração e patologias do Património, como propor as medidas de intervenção, preventivas ou curativas, mais corretas.

 

Bolsas de Estudo "Impulso Mestre"

Condições de acesso

Master’s Talks

Participa na sessão de esclarecimentos sobre este Mestrado para obteres a resposta a todas as tuas dúvidas. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória.
Data: 14 de março 2025
Hora: 16H00
Formato: Online
Regista-te aqui.

Porquê este mestrado?

  • Formação acreditada pela ENCoRE (European Network for Conservation-Restoration Education);
  • Cruzamento entre a prática da Conservação e Restauro, as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas;
  • Possibilidade de escolha entre duas especializações: Conservação e Restauro e Ciências da Conservação;
  • Desenvolvimento de competências transversais, em especial a formação de uma atitude crítica fundamental ao exercício da profissão;
  • Corpo docente com formação multidisciplinar e complementar, tornando este Mestrado altamente competitivo tanto a nível nacional como internacional.

Candidaturas 2025/26

1.ª Fase: 3 FEV a 22 de MAR

2.ª Fase: 2 JUN a 18 JUL

Vagas: 20

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português e/ou Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Joana Lia Ferreira, mcr.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

Ao longo da sua formação, em particular o Estágio ou Dissertação final, os alunos de Mestrado em Conservação e Restauro irão adquirir capacidades de trabalho em diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento. Estes profissionais saberão inovar, atualizar-se em permanência e competir a nível internacional.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares de grau de licenciado, que possuam um número mínimo de 80 créditos nas áreas da Conservação (CONS) e Ciências da Conservação (CCONS) (CONS + CCONS = 80 ECTS) e formação em História da Arte (20 ECTS).
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Conservação, pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da NOVA FCT.
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade pela realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da NOVA FCT.

Saídas profissionais

  • Cultura: museus nacionais, regionais e municipais; palácios e monumentos; bibliotecas e arquivos; colecionadores privados; fundações e associações;
  • Empresas de serviços - área do Património Cultural: Conservação e Restauro de Bens Culturais; análise e autenticação de obras de arte; consultoria;
  • Administração central regional e local: autarquias; Conservação e Restauro de obras de arte pública; colecções municipais; organismos do Estado na área da cultura;
  • Construção e obras públicas: Conservação e Restauro de Património integrado no edificado;
  • Criação do próprio emprego através de pequenas ou médias empresas dedicadas a actividades relacionadas com a Conservação e Valorização do Património Cultural;
  • Investigação e desenvolvimento; inovação tecnológica: contribuindo para avanços na área da Conservação e Restauro do Património Cultural.

Testemunhos

Maria Simas

Maria Simas

Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal de Almada 

"Escolhi o Mestrado de Conservação e Restauro na NOVA FCT para melhor conhecer os materiais do património cultural, como se degradam e as diferentes perspetivas das intervenções de Conservação e Restauro. Este constitui uma base sólida para a construção do pensamento crítico que permite atuar na preservação do património. A formação e a experiência viabilizam a integração, tanto ao nível das empresas de Conservação e Restauro como em instituições ligadas à cultura."

Anterior Próximo

Sobre o Departamento de Conservação e Restauro

O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.

A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.

Saber mais