A Reabilitação de Edifícios envolve um conjunto de operações destinadas a aumentar os níveis de qualidade dos edifícios existentes, muitas vezes com o objetivo de melhorar a sua funcionalidade, eficiência energética e segurança estrutural, bem como preservar o seu valor arquitetónico e cultural.
As operações de reabilitação podem abranger uma ampla gama de áreas, incluindo a inspeção e diagnóstico de anomalias, a consolidação estrutural, o comportamento higrotérmico, técnicas construtivas ecoeficientes entre outras, para tornar o edifício utilizável de acordo com os padrões atuais.
O Mestrado em Reabilitação de Edifícios é a tua oportunidade para integrar uma área fundamental para a sustentabilidade urbana e a preservação do património arquitetónico e cultural.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 25
Duração: 3 semestres
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português e/ou Inglês
Coordenador do curso: Luís Baltazar, mre.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Reabilitação de Edifícios apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Engenharia Civil e nos Centros de Investigação da NOVA FCT (CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, entre outros). O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio da Engenharia Civil.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1.250€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente uma Licenciatura em Engenharia Civil, quatro mestrados de 2º ciclo e diversos cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Reabilitação de Infraestruturas Ferroviária.
Saber mais