Mestrado em Engenharia de Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura

Ensino

Mestrado em Engenharia de Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura

O futuro da automação industrial.

O Mestrado em Engenharia de Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura (MeRSIM) oferece uma formação inovadora em manufatura inteligente e sistemas robóticos autónomos, áreas ainda não abrangidas a nível nacional, com um programa reconhecido a nível nacional e internacional. Visa preencher lacunas na formação de profissionais para as fábricas do futuro, com foco em robôs autónomos, soluções colaborativas e sistemas distribuídos de manufatura.

Destinado a alunos com formações diversas, o MeRSIM proporciona uma educação avançada e flexível em Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura.  Este mestrado pretende intensificar as relações de investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia com as empresas e outras entidades e contribuir para a promoção de iniciativas de divulgação da ciência.

Porquê este mestrado?

  • Este mestrado proporciona aos estudantes um contacto próximo com novas metodologias, ferramentas ou tecnologias para desenvolvimento de soluções robóticas ou sistemas inteligentes de manufatura; 
  • Os mestrandos realizam o trabalho experimental usando bases teóricas sólidas, permitindo-lhes concretizar ideias inovadoras e realizar investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade, integridade e responsabilidade empresariais e académicos;
  • Os engenheiros MeRSIM da NOVA combinam competências no domínio de conhecimentos científicos fundamentais com competências tecnológicas avançadas, o que possibilita a sua fácil adaptação à rápida evolução dos processos e às novas exigências do mercado. Estas competências conferem uma contínua adaptação dos profissionais aos desafios colocados pela inovação tecnológica, sendo por isso um contributo para uma carreira de sucesso.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 30

TENS DÚVIDAS?

Coordenador do curso: José Barata Oliveira, mersim.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

 

Plano curricular

Para quem

  • Para ingressar no Mestrado em Engenharia Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura, os estudantes terão que possuir uma formação de 1º ciclo nas áreas de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial ou áreas afins;
  • Candidatos com formações similares serão avaliados com base no seu currículo e experiência profissional.
  • Todos os candidatos terão de ser aprovados pela comissão científica, podendo ser sujeitos a uma entrevista, com o objetivo de avaliar a sua preparação e motivação para o curso de Mestrado.

Saídas profissionais

  • Empresas na área da robótica industrial: projeto e instalação de linhas de produção fabris (por exemplo automóvel); desenvolvimento de software para controlo de qualidade de produtos; programação de controladores lógicos; programação de robots em ambiente 3D, sistemas inteligentes de otimização de processos.
  • Empresas de robótica móvel: Sistemas Autónomos Terrestres, Aéreos e Marítimos aplicados a diferentes áreas (indústria, agricultura, mar, …).
  • Empresas de Serviços: desenvolvimento de software Inteligente de apoio à decisão, ciência de dados, programação, entre outras.
  • Empresas de consultoria, banca/finanças.

Sobre o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Criado em 1993, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Saber mais