Planear, projetar, construir, reabilitar, gerir ou auditar construções públicas e privadas, tais como edifícios, pontes, túneis, fundações, estradas, ferrovias, portos, aeroportos, barragens e outras obras hidráulicas, ou ainda intervir em áreas como o ordenamento do território, a proteção civil e o desenvolvimento de produtos para a construção - são tarefas para as quais este mestrado capacita os seus estudantes.
O mestre em Engenharia Civil da NOVA FCT estará preparado para responder aos desafios atuais em prol da construção de um ambiente que se pretende seguro, confortável, durável e sustentável, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
O Mestrado em Engenharia Civil da NOVA FCT proporciona uma formação integrada para o exercício de uma profissão tão abrangente quanto a de Engenharia Civil.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. A 6 SET. de 2024
Vagas: 75
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português
Coordenador do curso: António Manuel Pinho Ramos, mec.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Engenharia Civil tem uma estrutura curricular flexível. O estudante pode optar por uma formação personalizada ou por uma especialização em construção, estruturas ou geotecnia.
Os conteúdos de especialidade apresentam uma abordagem rigorosa e atualizada para que o estudante possa adquirir as competências que lhe permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho. Para além da forte formação de base na área da Engenharia Civil, inclui uma formação complementar transversal (empreendedorismo e soft skills) que permite ampliar as competências na área de especialidade e também desenvolver competências pessoais ao nível da autonomia, ética e comunicação, as quais são amplamente valorizadas pelos empregadores.
PLANO CURRICULAR
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1250€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente uma Licenciatura em Engenharia Civil, quatro mestrados de 2º ciclo e diversos cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Reabilitação de Infraestruturas Ferroviária.
Saber mais