Mestrado em Química Bioorgânica

Ensino

Mestrado em Química Bioorgânica

Usar a complexidade molecular para desvendar os segredos da vida.

A Quimica Bioorgânica é uma área emergente na interface entre a biologia, a bioquímica, a biotecnologia e a química orgânica dita tradicional. Dedica-se ao estudo das substâncias químicas relacionadas com processos biológicos, incidindo nas interações moleculares em organismos vivos e na síntese de compostos úteis para medicina e outras aplicações biológicas. Este mestrado reforça as competências em análise, caracterização e desenvolvimento inteligente de novos fármacos e biomateriais, racionalização da interação de fármacos com sistemas biológicos e conceção de novos materiais e metodologias de sintetização mais eficiente e sustentável.

O Mestrado em Quimica Bioorgânica surge como resposta à necessidade de formação de novos recursos humanos nas sociedades portuguesa e europeia, decorrente do recente desenvolvimento de empresas ligadas às áreas de química fina, biotecnologia e farmacêutica.

 

Bolsas de Estudo "Impulso Mestre"

Condições de acesso

Porquê este mestrado?

  • Mestrado nacional com maior componente de Química Orgânica;
  • Elevada procura por parte da indústria Química e Farmacêutica;
  • Fortes componentes em Química Analítica, Análise Estrutural e Química Computacional;
  • Integrado no mestrado Chemoinformatics+, programa Erasmus mundus;
  • Permite duplo diploma com a Universidade de Estrasburgo.

Candidaturas 2025/26

1.ª Fase: 03 FEV. a 22 MAR.

2.ª Fase: 02 JUN. a 18 JUL.

Vagas: 25

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial / Diurno (início das aulas a partir das 17h)

Idioma: Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Luísa Maria Pinto Ferreira , mbo.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

  • O mestrado é composto por um ano escolar seguido de um ano para a realização de uma tese experimental. Durante o ano escolar metade das Unidades Curriculares têm componente experimental (analítica, estrutural, sintética e computacional). 

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Ciências Exatas ou Tecnologia;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Saídas profissionais

  • Áreas de I&D e controle de qualidade nas indústrias de química e de química fina;
  • Consultadoria na área da química fina;
  • Laboratórios de I&D em instituições sem fins lucrativos (laboratórios públicos, colabs, etc.);
  • Laboratórios de prestação de serviços;
  • No caso dos estudantes com o duplo diploma em Quimioinformática: engenheiros de dados e software, especializados em aplicações químicas.

Testemunhos

André Sequeira

André Sequeira

Organic Synthetic Radiochemist (Pharmaron)

"A minha experiência neste Mestrado foi muito gratificante devido às ferramentas que adquiri na área de Ciência Orgânica, Fotoquímica, Química Analítica, Medicinal, Espectroscopia, entre outros; e à qualidade do ensino dos docentes.

Sabendo que queria trabalhar numa indústria farmacêutica, esta foi a minha primeira escolha de Mestrado. Com este Mestrado, consegui impulsionar a minha carreira para duas bolsas de investigação em parceria com a Hovione. Atualmente, trabalho numa empresa em Cardiff, que se dedica à Ciência Orgânica de compostos radioquímicos. Portanto, para mim foi uma excelente escolha!"

Anterior Próximo

Parcerias

Membro do consórcio Erasmus Mundus Joint Master - ChEMoinformatics+ 

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Bioquímica e Biofísica, Química, e Engenharia Química.

Saber mais