Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território é uma abordagem interdisciplinar para o planeamento e gestão do espaço urbano e rural, com foco na promoção do desenvolvimento sustentável, equitativo e resiliente das comunidades.
O Urbanismo Sustentável visa criar cidades e territórios que minimizem o consumo de recursos naturais, reduzam os impactos ambientais, promovam a eficiência energética, melhorem a mobilidade urbana e garantam a qualidade de vida para todos os seus habitantes.
O Ordenamento do Território envolve a criação de políticas, regulamentos e planos de desenvolvimento que orientam o crescimento e a expansão das áreas urbanas e rurais, garantindo um desenvolvimento equilibrado e sustentável.
O Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território dar-te-á, futuramente, a oportunidade de criar espaços habitáveis, inclusivos e resilientes, que promovam a qualidade de vida, a igualdade social e a proteção do ambiente, contribuindo para um desenvolvimento urbano e rural sustentável a longo prazo.
A edição do mestrado 2024/2025, é coordenada pela NOVA FCSH, Unidade Orgânica da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), pelo que as condições de acesso a matrícula regem-se pelas regras da NOVA FCSH.
Candidaturas 2024/25
3.ª Fase: FCSH (1 a 22 de julho)
Vagas: 30
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial, Pós-Laboral
Idioma: Português
Coordenador do curso: José Carlos Ferreira, musot.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, no MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e no Centro de Investigação CENSE, da NOVA FCT. Tratando-se de um mestrado em Associação com a NOVA FCSH apoia-se igualmente na investigação realizada no Departamento de Geografia e Planeamento Regional.
O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” nos domínios das Ciências e Engenharia do Ambiente, Ciências Geográficas, Planeamento e Ordenamento do Território e Urbanismo Sustentável.
Trata-se de uma área emergente, com um novo mercado profissional no sector público e privado. O Mestre em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território será um profissional que poderá atuar:
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1450 € / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 1900€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
DGES - Registo n.º R/A-Cr 92/2011 em 27/07/2011
Ciclo de Estudos em avaliação, com acreditação prorrogada até decisão da A3ES.O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da NOVA FCT, criado em 1976, foi pioneiro no ensino da Engenharia do Ambiente integrando competências fundamentais de diversas áreas científicas com as novas tecnologias ambientais e digitais, assumindo a interdisciplinaridade e a sustentabilidade como pilares fundamentais.
Saber mais