A Genética Molecular e a Biomedicina são áreas de estudo fundamentais para o bem-estar e o aumento da esperança média de vida de qualquer ser humano. Os conhecimentos adquiridos através de estudos nestas áreas salvam a vida de milhões de seres humanos diariamente.
Das análises e pesquisas elaboradas por profissionais desta área surgem inúmeras soluções presentes nas fases de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, como vacinas e medicamentos.
O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina dá-te a oportunidade de participar ativamente na expansão dos limites do conhecimento científico e causar um impacto positivo e, por vezes, determinante na saúde humana e animal, a nível mundial.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 12 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 30
Duração: 2 anos: 1º ano (1S, 2S), 2º ano (1S e 2S)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Inglês
Coordenadora do curso: Alexandra R. Fernandes, mgmbm.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciências da Vida e no Centro de Investigação UCIBIO, da NOVA FCT.
O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio das Ciências da Vida, nomeadamente em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biologia Celular e Molecular, Genética Microbiana, BioNanotecnologia e aplicações à Biotecnologia e Biomedicina.
O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina tem colaborado desde a sua génese com instituições do ensino superior Nacional e Internacional e Institutos do Estado, Institutos de Investigação e empresas, permitindo aos alunos realizarem os seus trabalhos de dissertação nestas instituições.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1500€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 250 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.
Saber mais