No futuro próximo, a aplicação dos Biomateriais e da Nanotecnologia à área da saúde levará a Medicina a um novo patamar. NanoMedicina é a designação dada ao conjunto de três áreas científicas que têm por denominador comum o aproveitamento das propriedades físicas, químicas e biológicas frequentemente únicas que os materiais à micro e nanoescala possuem. Essas áreas são: o nanodiagnóstico (diagnóstico in vitro e imagem in vivo); a nanoterapêutica (entrega dirigida e libertação controlada de fármacos); e a medicina regenerativa (engenharia de tecidos e terapias celulares).
A importância da utilização dos Biomateriais e da Nanotecnologia no desenvolvimento de plataformas para terapêuticas avançadas é reconhecida pela Agência Europeia do Medicamento na sua reflexão estratégica para 2025, que pode consultar aqui, que destaca a importância que estas tecnologias emergentes irão ter nos futuros cuidados de saúde.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 24
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial / Diurno
Idioma: Português
Coordenador do curso: Luís Branco, mbnm.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O mestrado em Biomateriais e Nanomedicina é uma iniciativa conjunta dos departamentos de Ciências da Vida, Ciência dos Materiais, Física e Química. A natureza multidisciplinar da área científica do mestrado levou estes 4 departamentos a colocar ao serviço dos estudantes deste mestrado os seus docentes e grupos e infraestruturas de investigação nas áreas dos Biomateriais e da Nanomedicina.
O corpo docente do mestrado é constituído por um conjunto de docentes experientes, pertencentes a centros de investigação de reconhecido mérito, com prática de coordenação de equipas e projectos de investigação e de orientação de estudantes de mestrado e de doutoramento.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1500 € / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT dispõe de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, reconhecidas internacionalmente, que, junto do ensino de excelência pelo qual primamos, têm permitido formar Engenheiros de Materiais com elevada qualidade científica e técnica.
Saber maisEsta formação está integrada no programa do Plano de Recuperação e Resiliência (recuperarportugal.gov.pt).