Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Ensino

Licenciatura em Engenharia do Ambiente

Inovar hoje para sustentar o Planeta amanhã

A sustentabilidade do Planeta exige profissionais capacitados para responder às transformações impostas pelas alterações climáticas, à escassez de água e energia, à proteção da biodiversidade. Na NOVA FCT, a Licenciatura em Engenharia do Ambiente prepara engenheiros para criar soluções inovadoras que promovam o equilíbrio entre o progresso humano e a sustentabilidade do Planeta

Com uma formação pioneira há mais de 40 anos, este curso alia engenharia, ciência e tecnologia, abordando áreas como a gestão de recursos hídricos, a recuperação de ecossistemas e a transição para uma economia neutra em carbono, fomentando o desenvolvimento de competências científicas e práticas essenciais para um mercado em plena transformação ecológica.

Candidaturas 2025/26

Vagas: 51

Provas específicas:

Um dos seguintes conjuntos:

02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A ou

07 Física e Química + 19 Matemática A

Coordenador do curso:

Pedro Santos Coelho

lea.coordenador@fct.unl.pt

Porquê esta Licenciatura?

  • Docentes Experientes e Reconhecidos – este curso, pioneiro na engenharia do ambiente, conta com um corpo docente altamente qualificado, combinando vasta experiência científica, tecnológica e prática.
  • Impacto real no futuro do Planeta - competências necessárias para contribuir diretamente para a sustentabilidade global, respondendo a questões como alterações climáticas, gestão de recursos e transição para economia circular.
  • Preparação para um Mercado em Transformação - a transição ecológica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão a gerar uma crescente procura por engenheiros do ambiente capacitados.
  • Integração de Conhecimentos Multidisciplinares - Combina ciências naturais, sociais e tecnológicas para uma abordagem sistémica e inovadora dos problemas ambientais.
  • Proximidade ao Mercado de Trabalho - relações estreitas com empresas, organizações nacionais e internacionais, em projetos pioneiros na área ambiental.

Programa

O programa da Licenciatura em Engenharia do Ambiente encontra-se estruturado de forma a promover uma forte interdisciplinaridade de áreas (matemática, física, química, computação), ciências naturais (como a biologia e a ecologia) e ciências sociais, abordando questões tecnológicas, ecológicas, económicas e sociais. 

Plano curricular

Saídas Profissionais

  • Empresas de Consultoria: Atividades relacionadas com questões ambientais e de sustentabilidade.
  • Empresas de Auditoria: Foco na avaliação de conformidade e melhoria ambiental.
  • Empresas de Serviços e Utilities: Atuação em setores essenciais como gestão de recursos hídricos, resíduos e energia.
  • Indústria: Aplicação de soluções ambientais em processos industriais e redução de impacto ambiental.
  • Organizações Públicas: Municípios, estruturas de governo regional e nacional.
  • Organizações Internacionais
  • Comissão Europeia.
  • Agência Europeia do Ambiente.
  • Outras organizações europeias e globais ligadas à sustentabilidade.

Sobre o Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

O Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente (DCEA) da NOVA FCT, criado em 1976, foi pioneiro no ensino da Engenharia do Ambiente integrando competências fundamentais de diversas áreas científicas com as novas tecnologias ambientais e digitais, assumindo a interdisciplinaridade e a sustentabilidade como pilares fundamentais.

Saber mais