Preserva o passado, transforma o futuro.
A Licenciatura em Conservação e Restauro prepara os estudantes para integrar o mercado de trabalho, tanto a nível nacional como internacional, na área da Conservação, e para o acesso a programas de 2.º ciclo. O plano curricular segue as diretrizes de acreditação recomendadas pela European Network for Conservation-Restoration Education (ENCoRE), garantindo uma formação académica sólida e orientada para as áreas de Conservação Preventiva e Gestão de Coleções.
O ensino tem um caráter interdisciplinar e transdisciplinar, promovendo o diálogo com outras áreas do conhecimento. Esta abordagem enriquece a formação dos estudantes, preparando-os para uma tomada de decisão responsável e fundamentada na salvaguarda do Património Cultural.
Com um percurso formativo superior de cinco anos (Licenciatura e Mestrado), conforme exigido pela Lei de Bases do Património Cultural (Lei n.º 107/2001, de 8 de setembro) e pelas diretrizes da rede ENCoRE, os estudantes da NOVA FCT em Conservação e Restauro ficam aptos para o exercício pleno da profissão de conservador-restaurador. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 ECTS (3 anos).
Candidaturas 2025/26
Vagas: 24
Provas específicas:
Um dos seguintes conjuntos:
03 Desenho + 12 História da Cultura e das Artes ou
07 Física e Química + 16 Matemática ou
12 História da Cultura e das Artes + 18 Português
Coordenadora do curso:
Catarina VillamarizO programa de licenciatura da NOVA FCT oferece uma formação científica e técnica estruturada em duas etapas complementares. A primeira etapa centra-se no ensino das ciências fundamentais, proporcionando a base teórica e científica essencial para a formação de profissionais de conservação. Na segunda etapa, os alunos aplicam esse conhecimento na prática, adquirindo competências técnicas e experiência prática necessárias para a profissão, nomeadamente na gestão de coleções e conservação preventiva.
O programa culmina com um estágio profissional em ambiente de trabalho real, permitindo que os alunos integrem o conhecimento teórico e prático enquanto se preparam para os desafios do mercado de trabalho.
Fórmula de ingresso:
50% da classificação final do Secundário
50% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Classificação mínima especifica: 95
Classificação mínima candidatura: 95
Nota do último colocado em 2024/2025: 160,8
Média dos colocados em 2024/2025: 168,5
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 697€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7.000€ / ano
A3ES - Data de publicação da decisão de acreditação: 06/11/2023
Validade da acreditação: 6 anos contados a partir de 31/07/2021
DGES - Registo n.º R/A-Ef 3087/2011/AL01 em 16/05/2018
O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.
A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.
Saber mais