A Engenharia Geológica é uma especialidade de Engenharia que aplica princípios, conceitos e técnicas das Ciências Geológicas na resolução de problemas de engenharia que envolvem a Terra e o seu funcionamento como um sistema geodinâmico.
As Ciências e Engenharias da Terra são consideradas em muitos dos países mais desenvolvidos do mundo domínios principais do conhecimento e fundamentais para o desenvolvimento da Sociedade e do bem-estar do Homem. Matérias-primas, água, energia (petróleo, carvão, gás natural, geotermia), construção civil e obras públicas são indispensáveis para a sociedade atual. A procura e exploração dos recursos naturais, as questões associadas a um adequado planeamento regional e urbano e à resolução e mitigação de problemas ambientais deles decorrentes, são algumas das atividades essenciais do Engenheiro Geólogo.
A Licenciatura em Engenharia Geológica da NOVA FCT, tem por objetivo preparar licenciados com sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências de Engenharia que, com o domínio de matérias da Matemática, Física, Química, Computação e Informática, possam estar aptos a trabalhar em variados domínios de carácter aplicado e tecnológico.
As principais áreas de intervenção dos futuros licenciados em Engenharia Geológica estão relacionadas com a pesquisa e a exploração de recursos naturais, a construção civil e obras públicas, a mitigação de problemas ambientais, a sustentabilidade e o ordenamento do território. Esta área de formação abrange campos de atuação e/ou de especialização que estabelecem ligação, não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia.
A Licenciatura em Engenharia Geológica da FCT NOVA fornece assim uma formação abrangente que permite o acesso a diversas áreas de especialidade, a desenvolver mais aprofundadamente no segundo ciclo (Mestrado em Engenharia Geológica), com saídas profissionais (entre outras) para:
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Vagas para 2024/2025:
19
Provas específicas:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A ou
07 Física e Química +19 Matemática A
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95
Classificação mínima na candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Nota do último colocado em 2024/2025 (contingente geral do CNA): 124,4
Média dos colocados em 2024/2025 (contingente geral do CNA): 144,8
Coordenador do curso:
Professor José Carlos Kullberg
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.
Saber mais