Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Ensino

Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial

Inovação aliada à eficiência sustentável

A Engenharia e Gestão Industrial desempenha um papel crucial na melhoria do desempenho de sistemas produtivos de bens e serviços, promovendo a redução do uso de recursos, garantindo não apenas a eficiência e eficácia, mas também a sustentabilidade e competitividade das organizações.

Com uma formação abrangente que alia sólidos conhecimentos de Engenharia a competências em Gestão e Tecnologia, a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial destaca-se pela excelência académica, suportada por um corpo docente altamente qualificado e reconhecido.  Este curso capacita os futuros engenheiros a aplicar princípios e técnicas avançadas de Engenharia e Gestão aos sistemas produtivos, assegurando a integração e coordenação eficaz dos processos, bem como a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, entre outros.

Candidaturas 2025/26

Vagas: 55

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Coordenadora do curso:

Ana Paula Barroso

legi.coordenador@fct.unl.pt

Porquê esta Licenciatura?

  • Formação abrangente e sólida – A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial proporciona uma formação multidisciplinar, combinando uma forte componente em Engenharia com competências avançadas em Gestão e Tecnologia.
  • Forte ligação ao mercado de trabalho – Ao conferir o grau de engenheiro, esta licenciatura prepara os estudantes para uma integração célere no mercado de trabalho.
  • Reconhecimento profissional imediato – A obtenção do grau de engenheiro confere aos diplomados as competências técnicas e práticas necessárias para uma transição direta e bem-sucedida para o mercado de trabalho.
  • Continuidade académica de excelência – O curso possibilita a progressão para ciclos de estudos avançados, nomeadamente o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, onde são aprofundadas áreas específicas como Logística, Produção, Qualidade, Sistemas de Informação e Gestão de Projetos, ampliando as possibilidades de especialização.
  • Oportunidades de mobilidade internacional – Ao abrigo do programa Erasmus+, os estudantes têm a oportunidade de realizar parte da sua formação em universidades europeias.
  • Parcerias estratégicas com o tecido empresarial – O curso mantém uma ligação estreita com o setor empresarial, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participar em estágios e desenvolver projetos, permitindo obter uma experiência enriquecedora e alinhada com as exigências do mercado.

Programa

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial proporciona uma formação holística, integrando áreas essenciais como Engenharia, Matemática, Física e Ciências Sociais. Ainda a possibilidade de escolher disciplinas oferece flexibilidade, permitindo aos estudantes personalizar a sua formação de acordo com os seus interesses e objetivos profissionais.

Plano curricular

Saídas Profissionais

Os licenciados podem desempenhar funções de índole operacional, mas também de suporte a responsáveis por cargos estratégicos, em PME’s e grandes empresas, industriais e de serviços, nomeadamente:

  • Consultoria e projeto: consultoria tecnológica e de processos, gabinetes de projetos de engenharia industrial.
  • Indústria: química, alimentar, construção automóvel e de componentes, metalomecânica, eletromecânica e máquinas-ferramentas, entre outras.
  • Serviços: incluindo transportes, bancos e seguros, hospitais e unidades de saúde, companhias aéreas, logística e distribuição, gestão de projetos, retalho e organismos de certificação.
  • Outras saídas: administração pública, laboratórios de engenharia, ensino e investigação.

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Mecânica e da Engenharia e Gestão Industrial. Neste âmbito, os professores do DEMI colaboram, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

Saber mais