Licenciatura em Engenharia Física

Ensino

Licenciatura em Engenharia Física

Transforma ciência em soluções tecnológicas.

A Licenciatura em Engenharia Física forma profissionais com elevada competência para atuar na interface entre Física e Engenharia, com ênfase em áreas de grande impacto tecnológico e na física moderna.

Com uma sólida base em ciências fundamentais, o curso oferece uma formação multidisciplinar que habilita os estudantes a transformar ciência em tecnologia, promovendo a inovação e contribuindo para o avanço tecnológico em vários setores da sociedade.

Candidaturas 2025/26

Vagas: 25

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Coordenador do curso:

André Wemans

lef.coordenador@fct.unl.pt

Porquê esta Licenciatura?

  • Formação Multidisciplinar e Sólida - o curso prepara os estudantes para uma ampla variedade de desafios científicos e tecnológicos.
  • Continuidade em estudos avançados e Empregabilidade - a formação adquirida permite progressão para estudos avançados, como mestrados em áreas relacionadas. Os estudantes têm grande potencial para ingressar em setores tecnológicos e científicos, com elevadas perspetivas de empregabilidade.
  • Ligação ao Mercado e à Inovação - o estágio no 3.º ano oferece uma oportunidade única de aplicação prática dos conhecimentos em ambientes empresariais ou de investigação, fortalecendo a ligação entre a academia e o mercado de trabalho.
  • Flexibilidade e Adaptação ao Futuro - a estrutura do curso prepara os alunos para atuar em áreas de rápida evolução, como nanotecnologia, energia, tecnologia da informação e ciência dos materiais, destacando-se pela capacidade de transformar ciência em soluções tecnológicas.

Programa

Este programa de três anos (180 ECTS) prepara os alunos para desafios diversificados, combinando conhecimentos avançados em Física — incluindo áreas como Mecânica Quântica, Física Atómica e Física Nuclear — com competências práticas em Engenharia, Eletrónica, Informática e Mecânica.

Plano curricular

Saídas Profissionais

  • I&D em meio académico e empresarial
  • Física médica
  • Instrumentação
  • Técnicas analíticas
  • Aeroespacial
  • Energia
  • Consultoria

Sobre o Departamento de Física

O Departamento de Física (DF), formalmente criado em 1986, foi pioneiro em Portugal no ensino da Engenharia Física. A atividade científica do DF desenvolve-se essencialmente em duas Unidades de Investigação, o LIBPhys e o CEFITEC. Entre as atividades de investigação e desenvolvimento destacam-se: instrumentação de física atómica, molecular, nuclear e de automação eletrónica e industrial com aplicações em métodos analíticos, deteção de radiação e engenharia biomédica, óptica e fotónica, metrologia e espectrometrias.

Saber mais