Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ensino

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Impulsionar a inovação para transformar o futuro

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA oferece uma formação aprofundada nas áreas chave que sustentam a sociedade moderna, como Eletrónica, Computadores, Telecomunicações, Robótica e Energia.

Ao combinar conhecimentos científicos com competências tecnológicas avançadas, o curso prepara os estudantes para se adaptarem rapidamente às exigências de um mercado em constante evolução, garantindo uma carreira profissional focada na inovação e na excelência.

Candidaturas 2025/26

Vagas: 166

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A

Coordenadora do curso:

Anabela Pronto

leec.coordenador@fct.unl.pt

Porquê esta Licenciatura?

  • Inovação constante – prepara os estudantes para trabalhar com as tecnologias mais avançadas, desde a eletrónica até a robótica e energias renováveis, incutindo-lhes um forte espírito inovador.
  • Integração com a indústria - o curso proporciona uma ligação muito próxima com a indústria através de projetos e parcerias, permitindo aos alunos adquirir experiência prática e desenvolver competências diretamente aplicáveis ao mercado de trabalho.
  • Desenvolvimento de competências transversais - para além das competências técnicas, a licenciatura fomenta o desenvolvimento de capacidades críticas fundamentais para a resolução de problemas, trabalho em equipa, comunicação eficaz e adaptação a novos contextos, essenciais para uma carreira de sucesso em qualquer área.
  • Preparação para um mundo em constante mudança – a aposta na formação centrada em novas tecnologias e soluções inovadoras, os futuros Engenheiros da NOVA FCT reúnem as competências necessárias para enfrentar e liderar as mudanças que surgem na sociedade globalizada e tecnológica, seja em contexto laboral ou seguindo uma carreira na área da investigação.
  • Acesso a uma rede internacional - a NOVA FCT proporciona aos seus estudantes o acesso a uma rede académica e profissional internacional, abrindo portas para experiências de mobilidade e colaboração com instituições e empresas de renome mundial.

Programa

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da NOVA FCT apresenta um programa curricular equilibrado e diversificado, com uma forte componente prática e teórica, totalizando 168 créditos ECTS, distribuídos entre obrigatórios e optativos.

Plano curricular

Saídas Profissionais

  • Empresas de automação e robótica móvel: projeto e instalação de linhas de produção fabris (por exemplo automóvel); desenvolvimento de software para controlo de qualidade de produtos; programação de controladores lógicos; programação de robots em ambiente 3D.
  • Empresas ligadas ao setor energético: aplicação de novas tecnologias na distribuição de energia (smart-grid); utilização de energias renováveis; veículos elétricos.
  • Empresas de telecomunicações: operadoras; prestadoras de serviços a operadoras; fabricantes de equipamento de telecomunicações e computação; start-ups de prestação de novos serviços/aplicações.
  • Empresas de serviços: consultoria; programação; banca/finanças.

Sobre o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Criado em 1993, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Saber mais