A Licenciatura em Tecnologia Agro-Industrial da NOVA FCT foi criada em 2022. Tem a duração de 3 anos e 180 ECTS.
O 1.º Ciclo de estudos em Tecnologia Agro-Industrial na NOVA FCT assume como referência quadro que a evolução tecnológica e a digitalização podem incrementar, nomeadamente, a eficiência dos recursos, não só ao nível da transformação alimentar, mas ainda uma agricultura inteligente em termos ambientais e climáticos, reduzindo o impacte das explorações agrícolas no ambiente e no clima, reforçando a resiliência e a conservação do solo e reduzindo os custos para os agricultores. O ciclo de estudos desenvolve-se a partir de áreas científicas de base, com destaque para as Ciências Biológicas, Química e Matemática. Neste enquadramento, pretende formar alunos com competências nas tecnologias agroalimentares, com delineamento de perfis característicos das potenciais empresas empregadoras.
A Licenciatura Tecnologia Agro-Industrial adopta uma perspectiva de empregabilidade nos planos nacional e internacional e pretende desenvolver uma sólida formação concetual e pragmática no âmbito das tecnologias de última geração, com aplicação na produção de matérias-primas e desenvolvimento de produtos transformados no sector agro-alimentar. Neste enquadramento, os objetivos deste ciclo de estudos consideram o desenvolvimento de competências para:
1- Otimização de processos produtivos e transformação inteligente de bens, considerando impactes sociais, económicos e ambientais;
2- Incrementar a eficiência dos sistemas de automação, informáticos e de conversão e utilização de energia, visando ganhos de escala e de gama;
3- Aumentar a valorização comercial de produtos agro-alimentares junto do consumidor, a par da garantia da qualidade e segurança agro-alimentar.
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Vagas para 2024/2025:
38
Provas específicas:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia + 16 Matemática ou
02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95
Classificação mínima na candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
65% da classificação final do Secundário
35% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Nota do último colocado em 2024/2025 (contingente geral do CNA): 129,5
Média dos colocados em 2024/2025 (contingente geral do CNA): 139,1
Coordenador do curso:
Professor Fernando Lidon
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.
Saber maisEsta formação está integrada no programa do Plano de Recuperação e Resiliência (recuperarportugal.gov.pt).