A estrutura e a oferta curricular da Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (LBCM) são baseadas nos seguintes princípios:
Assim, os objetivos da formação são enquadrados numa estrutura que contempla:
Por outro lado, os alunos de LBCM, usufruindo do Perfil Curricular da Escola, enriquecem a sua formação com competências complementares importantes para a sua futura integração sócio-profissional.
LBCM possui um sistema de Tutoria que tem principal objetivo promover um contacto mais próximo entre docentes e alunos de forma a permitir um acompanhamento / aconselhamento pedagógico com vista à otimização do percurso académico dos alunos e à sua adequada integração na vida académica em geral.
Fornecer as bases para a compreensão dos fenómenos biológicos, com ênfase nos níveis celular e molecular do funcionamento e evolução dos seres vivos.
Explorar e aprofundar vários domínios chave da biologia fundamental utilizando competências científico tecnológicas avançadas em áreas da Biologia Celular e Molecular.
O licenciado deverá:
Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Vagas para 2024/2025:
65
Provas específicas:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia + 04 Economia ou
02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química ou
02 Biologia e Geologia + 16 Matemática
Classificação mínima na(s) prova(s) específica(s): 95
Classificação mínima na candidatura: 95
Fórmula de ingresso:
60% da classificação final do Secundário
40% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Nota do último colocado em 2024/2025 (contingente geral do CNA): 169,2
Média dos colocados em 2024/2025 (contingente geral do CNA): 177,3
Coordenador do curso:
Professor Luís Jaime Mota
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.
O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1.º Ciclo), pelo Mestrado em Genética molecular e Biomedicina (2.º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3.º Ciclo), colaborando em vários cursos da NOVA FCT e da NOVA.
O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica em parcerias nacionais e internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.
Saber mais