Licenciatura em Biologia Celular e Molecular

Ensino

Licenciatura em Biologia Celular e Molecular

Das moléculas às células – o mundo fascinante da biologia moderna

A Biologia Celular e Molecular é uma área na fronteira do conhecimento. Está em evolução acelerada, exige uma formação especializada e tem importantes consequências na sociedade.

Esta licenciatura fornece as bases para a compreensão dos principais fenómenos biológicos a nível celular e molecular dando grande ênfase à componente genética.

O curso permite explorar e aprofundar, através do contacto direto no laboratório, diversos processos-chave da biologia fundamental, permitindo a aplicação de competências científico tecnológicas avançadas em áreas da Biologia Celular e Molecular. 

Candidaturas 2025/26

Vagas: 65

Provas específicas:

Uma das seguintes provas:

02 Biologia e Geologia + 04 Economia ou
02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química ou
02 Biologia e Geologia + 16 Matemática

Coordenador do curso:

Luís Jaime Mota

lbcm.coordenador@fct.unl.pt

Porquê esta Licenciatura?

  • Componente experimental robusta e diversificada, que proporciona o contacto com as principais técnicas utilizadas em laboratórios de ciências biológicas, biomédicas e biotecnológicas.  
  • Perspetiva sólida e integrada sobre os diversos níveis de organização biológica, das moléculas aos organismos multicelulares. 
  • Unidades curriculares opcionais que proporcionam flexibilidade e permitem a diferenciação na formação dos estudantes. 
  • Sistema de tutoria que oferece acompanhamento e aconselhamento pedagógico, promovendo a otimização do percurso académico a integração plena dos estudantes na vida académica. 

Programa

O curso oferece uma perspetiva atualizada dos diversos níveis de organização biológica e uma visão abrangente dos principais processos biológicos, combinando estrutura, função e evolução. O curso também proporciona uma excelente plataforma para a continuação dos estudos a nível de mestrado e de doutoramento.

Plano curricular

Saídas Profissionais

  • Investigação em diversas áreas das ciências biológicas, com destaque para a Genética Molecular, Oncobiologia, Imunologia, Microbiologia e Virologia.
  • Indústrias e start-ups farmacêuticas, alimentares e de biotecnologia. 
  • Ensino. 
  • Saúde pública (laboratórios de genética, biologia molecular e microbiologia em hospitais e centros de diagnóstico e análise). 
  • Consultadoria em Biotecnologia e Biomedicina. 
  • Ciência forense e ciências ambientais. 

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

Saber mais