Da teoria à inovação! Aprende a construir redes inteligentes e sistemas de comunicação que movem o mundo
Esta Licenciatura apresenta um currículo inovador e interdisciplinar para o desenvolvimento de tecnologias avançadas na área das telecomunicações, com foco na aprendizagem automática e tratamento de dados, contextualizado nas atividades das empresas.
Dada a importância do tecido empresarial nesta área, a Licenciatura é apoiada por um painel de empresas representativas da área tecnológica. As empresas parceiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, garantindo que a formação seja abrangente e integrada, preparando-os para responder aos desafios da transição para uma economia sustentável, promovendo soluções inovadoras e eficazes.
Candidaturas 2025/26
Vagas: 20
Provas específicas:
07 Física e Química + 19 Matemática A ou
10 Geometria Descritiva + 19 Matemática A ou
02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A
Coordenador do curso:
Rodolfo OliveiraO programa da Licenciatura em Engenharia de Comunicações e de Informação da NOVA FCT tem os seguintes pilares: Comunicações; Informática; Inteligência Artificial; Análise de Dados; e Matemática. Os dois primeiros anos têm um caracter científico dirigido à evolução do estudante para o desenho e conceção de soluções em detrimento de um pendor mais profissionalizante, ou de simples execução de soluções existentes. O terceiro ano já inclui uma parcela mais prática e de ligação às empresas. O currículo formativo prepara os alunos para um leque de oportunidades no mercado de trabalho e/ou para avançar com estudos especializados.
As saídas profissionais inserem-se no perfil das empresas tecnológicas parceiras da Licenciatura, que incluem:
Fórmula de ingresso:
50% da classificação final do Secundário
50% da classificação final na(s) prova(s) específica(s)
Classificação mínima especifica: 95
Classificação mínima candidatura: 95
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 697 Euros/anual
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7.000€ / ano
Está em formação um consórcio de grandes empresas tecnológicas a operar em Portugal para pagar integralmente o valor das propinas aos estudantes nacionais durante toda a licenciatura, na condição de um bom aproveitamento.
Criado em 1993, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Saber mais