Doutoramento em Matemática

Ensino

Doutoramento em Matemática

Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 ECTS = 60 ECTS/ano x 3 (anos).

Objetivos

O programa de doutoramento em Matemática, tem como objetivo a realização de um Curso de Doutoramento, constituído por unidades curriculares dirigidas à Investigação e Desenvolvimento na área da Matemática e a realização de uma tese original cujo conteúdo contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e mereça a aceitação em publicações internacionais com processo de revisão por pares.

Plano Curricular

1) O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra:

  1. A realização de um Curso de Doutoramento constituído por quatro unidades curriculares (UC), incluindo um Seminário na área da especializalção e três UC opcioniais.
  2. A realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e mereça a aceitação em publicações internacionais com processo de revisão por pares.

2) O Programa de Doutoramento em Matemática está organizado em quatro áreas de especialização: 

  • Álgebra e Lógica (AL);
  • Análise e Geometria (AG);
  • Investigação Operacional (IO);
  • Estatística e Gestão do Risco (EGR).

3) Em cada área de especialização, a parte curricular do Curso de Doutoramento é constituída por unidades curriculares da Matemática.

4) Dado o carácter individual do plano de estudos, as UC da parte curricular do Curso de Doutoramento são, à exceção do Seminário, opcionais, sendo desejavelmente propostas pelo(s) orientador(es). 

5) A conclusão do Curso de Doutoramento do ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Matemática confere ao aluno o direito à atribuição de um Diploma de Estudos Avançados da NOVA FCT em Matemática  que deverá mencionar a área de especialização escolhida.

6) O tema da tese de doutoramento, integrando a descrição do plano de trabalhos a desenvolver, é proposto pelo(s) orientador(es) até ao final do 1.º ano.

 

Plano curricular

Saídas profissionais

Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica, Integração em equipas científicas pluridisciplinares, Laboratórios Científicos e Integração em equipas de I&D de empresas nacionais e internacionais.

 

Horário de funcionamento

Diurno. Regime tutorial nas UC com poucos alunos.

Propinas

Estudantes nacionais:

2 750 Euros/ anual 

Estudantes internacionais:

2 750 Euros/ anual 

Candidaturas

1.ª Fase: 11 de Março a 5 de Abril de 2024

2.ª Fase: 3 a 28 de junho 2024

3.ª Fase: 19 de Agosto a 6 de Setembro de 2024

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

15

Regras de acesso:

Pode candidatar-se ao Ciclo de Estudos de Doutoramento em Matemática quem satisfaça pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir Mestrado, nacional ou estrangeiro, ou equivalente legal. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de 14 nestes ciclos de estudos;
b) Possuir Licenciatura, nacional ou estrangeira, e ser detentor de um currículo escolar ou científico; especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCT como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCT como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
 
Documentação do processo de candidatura:

1. Bilhete de Identidade/Passaporte ou Cartão de Cidadão;
2. Certificado(s) de habilitações discriminando as classificações obtidas, devidamente autenticado (Nota: Os documentos devem ser traduzidos para português ou inglês, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol; e visados pelo serviço consular ou apresentados com aposição da Apostila de Haia, emitida pela autoridade competente do Estado de onde o documento é originário.);
3. Curriculum vitae incluindo percurso profissional;
4. Fotografia;
5. Carta de motivação em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o programa de doutoramento em Matemática;
6. Projeto de tese*;
7. Carta de aceitação de orientação*.

*Se precisar de ajuda relativamente a estes documentos, deve contatar a coordenação do Programa de Doutoramento em Matemática.

 

Critérios de seriação:

a. classificação do Mestrado e/ ou da Licenciatura;
b. currículo académico e científico;
c. currículo profissional;
d. projeto de tese;
e. eventual entrevista.

Coordenador do curso:

João Jorge Ribeiro Soares Gonçalves de Araújo

pdm.coordenador@fct.unl.pt

Comissão Científica:

António Malheiro

Fernanda Cipriano

Isabel Correia

Isabel Oitavem

Magda Rebelo

Paula Amaral

Regina Bispo

Rui Cardoso

Acreditação e Registo

A3ES - Data de publicação da decisão de acreditação: 21/03/2022

Validade da acreditação: 6 anos contados a partir de 31/07/2020

DGES - Registo n.º R/A-Cr 188/2015/AL01 em 18/10/2022

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por mais de 70 docentes doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática, pelo Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde, pelo Programa Doutoral em Matemática da NOVA. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA FCT.

Saber mais