Entrou em funcionamento em 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 180 (3 anos).
O Doutoramento em Engenharia Mecânica adopta os princípios orientadores e os objectivos subjacentes à integração no Espaço de Ensino Superior Europeu. A sua estrutura organizativa rege-se por elevados padrões de qualidade e dá satisfação aos requisitos estabelecidos no Art.º 28.º do Decreto-Lei N.º 74/2006 de 24 de Março e nos regulamentos internos da NOVA FCT para o 3.º ciclo de formação. Pretende-se, deste modo, formar doutores em Engenharia Mecânica pela NOVA que possam revelar:
Diurno em regime tutorial.
Estudantes nacionais:
2 750 Euros/ anual
Estudantes internacionais:
2 750 Euros/ anual
1.ª Fase: 11 de Março a 5 de Abril de 2024
2.ª Fase: 3 a 28 de junho 2024
3.ª Fase: 19 de Agosto a 6 de Setembro de 2024
4ª. Fase: 08 a 31 de janeiro de 2025
Vagas para 2024/2025:
10
Regras de acesso:
Para ingressar no programa de doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e da NOVA FCT, e respeitar pelo menos uma das condições expressas nas alíneas seguintes:
a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal, obtido em instituição nacional ou estrangeira, na área da Engenharia ou em área reconhecida como adequada pela Comissão Científica do programa. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de catorze valores (ou equivalente na escala de ECTS) nestes ciclos de estudos;
b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCT como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT NOVA como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
2. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 1 deste artigo:
a) Será baseado em pareceres emitidos por dois professores ou investigadores doutorados, considerados especialistas no domínio científico em causa e nomeados pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento;
b) Não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou ao seu reconhecimento.
3. O ingresso no presente Programa de Doutoramento é condicionado pela homologação pelo Conselho Científico da FCT NOVA da proposta de aceitação da candidatura apresentada pela Comissão Científica do Programa de Doutoramento em Engenharia Mecânica
Local e forma de candidatura:
on line
Documentação do processo de candidatura:
Critérios de seriação:
Avaliação do curriculum vitae, tendo especialmente em conta a componente académica na área específica do curso, as recomendações e a eventual entrevista.
Coordenador do curso:
Professor Telmo Jorge Gomes dos Santos
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica.
O DEMI conta atualmente com 5 funcionários e 44 docentes que se comprometem a oferecer a melhor experiência de ensino e os melhores conhecimentos aos seus alunos, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
Os professores do DEMI colaboram ainda, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica, que têm em vista responder às necessidades da sociedade em que nos inserimos.
Junta-te a nós e deixa-nos ajudar-te também a fazer a diferença.
Saber mais