Entrou em funcionamento no ano letivo 2009/2010. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 (4 anos).
O programa Doutoral em Biologia tem como objetivo primordial a ulterior diferenciação científica e profissionalizante, contribuindo para a formação avançada de recursos humanos especializados visando a sua integração na crescente rede de ação dentro do âmbito das competências conferidas pela área das Ciências da Vida e em particular pela ramo nuclear da Biologia. O objetivo final do programa, com forte orientação para a investigação, será o de formar investigadores altamente qualificados e com competência para realizar e desenvolver projectos de I&D em autonomia, integrando setores de atividade económica e social e/ou em ambiente universitário. O programa inclui diferentes especialidades de Doutoramento no Ramo de Biologia (Genética Molecular, Microbiologia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Biologia Vegetal, Biotecnologia e Bioinformática), cada uma das quais representa um domínio do conhecimento biológico e reúne, um conjunto particular de saberes cuja abordagem requer, na generalidade, metodologias específicas.
O programa de doutoramento está organizado segundo um sistema de créditos. O curso de doutoramento é constituído pelo Projeto de Tese de Doutoramento que decorre no 1.º Semestre, e tem 30 ECTS, e a Tese de Doutoramento que decorre nos sete semestres subsequentes, e tem 210 ECTS. A duração do período de estudos correspondente ao programa de Doutoramento é de 8 semestres (4 anos).
Em cada uma das especialidades do programa de doutoramento em Biologia, e no que respeita ao 1.º Semestre do Projeto de Tese de Doutoramento, são atribuídos 30 ECTS subdivididos em Seminários de Doutoramento e disciplinas do(s) segundo ou terceiro ciclo(s), aconselhadas aos estudantes em função das suas necessidades formativas no âmbito da especialidade de Doutoramento em que se integra o projeto que pretendam desenvolver, e oferecidas pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV), ou outros Departamentos da NOVA FCT, ou ainda por outras Unidades Orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa. O plano de estudos do curso de doutoramento é definido individualmente para cada aluno, de acordo com as suas necessidade de formação, e submetido à Comissão Científica do programa de doutoramento sob proposta conjunta do orientador e do aluno.
O 2.º semestre do 1.º ano e o 2.º, 3.º e 4.º anos correspondem ao desenvolvimento da investigação experimental, escrita e apresentação pública da Tese de Doutoramento e corresponde a 210 ECTS.
Docência em Instituições de Ensino Superior, Investigação Científica, Integração em equipas científicas pluridisciplinares; Laboratórios Científicos, Indústrias Biotecnológicas, Farmacêuticas e afins.
Diurno
Estudantes nacionais:
2 750 Euros/ anual
Estudantes internacionais:
2 750 Euros/ anual
1.ª Fase: 11 de Março a 5 de Abril de 2024
2.ª Fase: 3 a 28 de junho 2024
3.ª Fase: 19 de Agosto a 6 de Setembro de 2024
Vagas para 2024/2025:
10
Regras de acesso:
Podem candidatar-se ao acesso ao programa de doutoramento em Biologia:
Os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, concedido por instituições de ensino superior portuguesas ou estrangeiras, legalmente reconhecidas;
Os titulares de grau de licenciado e detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico;
Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCT NOVA, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
Critérios de seriação:
A seleção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada.
Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular, expressas anteriormente, serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios:
a) Curriculum académico e científico;
b) Curriculum profissional;
c) Carta de motivação.
O processo de candidatura pode incluir uma entrevista individual para clarificação de intenções, interesses e motivações do candidato.
Coordenadora do curso:
Professora Isabel de Sá Nogueira
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.
O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1.º Ciclo), pelo Mestrado em Genética molecular e Biomedicina (2.º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3.º Ciclo), colaborando em vários cursos da NOVA FCT e da NOVA.
O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica em parcerias nacionais e internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.
Saber mais