José Carlos Kullberg, Professor do Departamento de Ciências da Terra e investigador do GeoBioTec da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, liderou o grupo de investigadores que conduziu a bom porto a classificação da Brecha da Arrábida como "Pedra Património Mundial" (Heritage Stone).
“Esta edição traz um culminar de pedaços de histórias e emoções num espetáculo único e inesquecível!”, assegura a organização.
A visita, incluída no âmbito da iniciativa Governo+Próximo, cujo principal objetivo é criar proximidade e contacto direto com cada região e sua população, passou pelo FCT Fablab, pelos laboratórios da Química, pelo Gabinete de Apoio à Propriedade Intelectual e pelo Madan Parque.
Víctor López-Rojas e Octávio Mateus – o primeiro estudante de doutoramento e o segundo professor do Departamento de Ciências da Terra da NOVA School of Science & Technology | FCT NOVA – descobriram uma nova espécie de fitossauro, um bizarro réptil parecido com um crocodilo, do Triásico Superior, com mais de 215 milhões de anos de sedimentos de rios e lagos em Jameson Land, na Gronelândia.
Muito dos que nos visitaram optam pela FCT NOVA para prosseguir os seus estudos, como é o caso de Simão Ferias, de 17 anos. “É a minha primeira opção. Pelo curso que é interessante (Engenharia Informática) e porque tenho boas referências de amigos que já estudaram lá”, diz o estudante.
O evento, organizado pela tuna Afonsina, decorreu no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, entre 17 e 18 de março.
Desde 1993, a NTNU homenageia esta figura histórica das ciências e da engenharia com a atribuição das distinções Lars Onsager Lecture e a Lars Onsager Professorship, que distinguem académicos internacionais líderes nas suas áreas.
Esta sessão também irá debater o papel de Portugal na Engenharia Aeroespacial.
Na última chamada do convite à apresentação de propostas para redes de doutoramento das ações Marie Skłodowska-Curie 2022 (MSCA), a FCT NOVA conquistou três redes de doutoramento que pretendem formar doutorandos altamente qualificados, desenvolver os seus talentos e a sua empregabilidade a longo prazo.
Ao longo do ano de 2023, o DQ FCT NOVA vai receber 1350 alunos, sendo 126 alunos do 12º ano que nos visitam cinco vezes durante o ano, 539 alunos do 11º ano e 680 alunos do 10º ano.
No dia 17 de março celebrou-se na NOVA School of Science and Technology |FCT NOVA, uma celebração de contratos, a terceira desde o início de fevereiro, que se distinguiu por incluir pela primeira vez a contratação de investigadores. Ao todo celebram-se 14 assinaturas de contratos com professores catedráticos, associados, auxiliares e investigadores.
Entre os dias 23 e 24 de março, um leque vasto de oradores irá dar voz a diversos temas ligados ao Oceano.