Mais de 135 alunos do secundário vieram explorar a Química na FCT NOVA

20-03-2023

O Departamento de Química (DQ) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA acolheu, na semana passada, mais de 135 alunos de diversas escolas secundárias e anos de escolaridade que foram cientistas por um dia num verdadeiro laboratório universitário.

Foram 28 alunos do 10.º, 24 alunos do 11.º e 85 alunos do 12.º ano das Escolas Secundárias Anselmo de Andrade, Alfredo Reis Silveira, Frei Luís de Sousa, Ruy Luís Gomes, Emídio Navarro, Cacilhas Tejo e Campo das Flores que tiveram a oportunidade de entrar e trabalhar nos laboratórios da nossa Escola, com atividades experimentais como a “Destilação”, “Síntese de Polímeros”, “Síntese de Aspirina e monitorização por TLC” e “Fotoquímica”, incluídos nos currícula de Fisico-Química de 10º e 11º anos e Química de 12º ano. Ao longo do ano de 2023, o DQ FCT NOVA vai receber 1350 alunos, sendo 126 alunos do 12º ano que nos visitam cinco vezes durante o ano, 539 alunos do 11º ano e 680 alunos do 10º ano.

Estas atividades estão incluídas nos protocolos que o DQ tem feito ao longo dos anos com as escolas secundárias vizinhas, realizando trabalhos experimentais relacionados com os curricula dos diferentes anos de Fisico-Química e Química. Estas iniciativas do DQ e do Departamento de Conservação e Restauro, em conjunto com o programa Vem Ver, um programa da FCT NOVA, permitem aos alunos e escolas interessados, a oportunidade de contactar com a FCT NOVA, conhecer o Campus, realizar atividades experimentais nos Departamentos e esclarecer dúvidas relativamente às áreas de estudo da FCT NOVA.

Mais sobre o programa Vem Ver aqui.