14-11-2024
Fotografias: João Lima e Rui Olavo
A comunidade da NOVA FCT, parceiros e amigos reuniram-se, no dia 13 de novembro, no Grande Auditório do Campus de Caparica, para comemorar os 47 anos da Escola. Uma história marcada pelo impacto na sociedade, pelo compromisso com a excelência na educação e pela promoção da inovação e do conhecimento.
A cerimónia iniciou-se com a celebração da razão de ser da Escola: os seus alunos. Foram entregues prémios e distinções aos estudantes que se destacaram pelo mérito académico no ano letivo 2022/23. “A Escola é feita dos seus estudantes. Que o vosso sucesso continue a refletir o bom nome da Faculdade,” destacou Margarida Marques, Presidente da Associação de Estudantes da NOVA FCT, na sua intervenção.
O evento também homenageou o empenho e dedicação da comunidade na construção de uma Escola de referência, reconhecendo trabalhadores com 30 anos de serviço e celebrando Acordos com docentes reformados.
“A liderança da NOVA FCT em investigação e inovação, tanto dentro como fora da NOVA e do país, contribuiu para fazer da Universidade uma referência nacional e internacional em áreas-chave,” afirmou João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.
“Pensar permite mudar o mundo. Pensar é a expressão mais profunda da nossa liberdade,” declarou Carla Quintão, Subdiretora da NOVA FCT para o Conselho Científico, sublinhando a importância do ensino e do conhecimento para garantir uma sociedade democrática.
“Temos inspirado gerações de cientistas e engenheiros. Temos construído inovação e conhecimento, devolvendo à sociedade a aposta que fez em nós,” afirmou José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT. “Todos vós fazem parte de uma comunidade de talento, de criatividade e de conhecimento,” acrescentou.
Eurico Duarte, aluno com a nota de entrada mais alta numa licenciatura da NOVA FCT, partilhou os motivos que o levaram a escolher o Campus da Caparica para prosseguir os seus estudos: “Optar por uma faculdade não é uma escolha fácil; tem repercussões no futuro. Ter um currículo que satisfaça a parte académica e as chamadas soft skills, que me permita saber que papel terei e que engenheiro informático vou ser, foram considerações sérias. Como será o meu futuro ainda não sei, mas sei em que Faculdade vou estar,” explicou.
A cerimónia contou ainda com intervenções musicais do Quarteto Alice Travessa, do Hot Club, do Linus Trio, da cantora Charlie Elle, da TunaMaria e da anTUNiA. Estiveram presentes na sessão representantes da Reitoria, da Direção da NOVA FCT, Presidentes de Departamentos, Coordenadores de Centros de Investigação, representantes de empresas parceiras, bem como representantes da Câmara de Almada e da Marinha Portuguesa.
Uma plateia cheia, celebrou o aniversário. João Sàágua, Reitor da NOVA no momento da sua interveção.
Carla Quintão, Subdiretora para o Conselho Pedagógico da NOVA FCT.
Margarida Marques, Presidente da Associação de Estudantes da NOVA FCT.
Equipa da Direção. Da esquerda para a direita: Carlos Chastre, Teresa Santos Silva, Cesaltina Frade, José Júlio Alferes, Eurico Cabrita, José Paulo Santos, Carla Quintão.
Representante da estudante Francisca Manuel Gaspar Vieira recebe os dois prémios: Melhor Aluna de todos os cursos da NOVA FCT e Melhor Aluna dos cursos de Ciências.
Tomás Noválio, recebe o prémio de Melhor Aluno dos cursos de Engenharia com a presença de Lídia Santiago, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros.
Eurico Duarte, aluno com a nota de entrada mais alta das licenciaturas.
Momento da Celebração e Renovação de Acordos.
Homenagem ao trabalhadores com 30 anos de serviço.
Atuação de Charli Elle.
José Moura, Comissário para os Assuntos Culturais, e Leopoldo Guimarães, antigo Diretor da NOVA FCT e antigo Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.
Quarteto Alice Travessa, do Hot Clube, foi o primeiro momento musical do dia.
Linus Trio durante a sua atuação.
Atuação da anTUNiA.
O brinde de celebração pelos 47 anos da NOVA FCT.
Momento de celebração do aniversário da NOVA FCT.
Mais fotografias aqui (em breve=).