15-04-2025
O projeto GLAZE – A cor e a ciência por trás dos azulejos de Iznik, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia , coordenado por João Pedro Veiga, docente do Departamento de Conservação e Restauro da NOVA FCT e investigador das unidades de investigação VICARTE e CENIMAT|i3N, pretende estudar a tradição cerâmica otomana.
Com uma abordagem interdisciplinar, o GLAZE reúne a colaboração de várias unidades de investigação da Universidade NOVA de Lisboa — CENIMAT, VICARTE e NOVA LINCS — em parceria com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante três anos, a equipa irá investigar a tradição cerâmica otomana, com especial enfoque nos icónicos azulejos de Iznik, explorando as suas transições cromáticas e técnicas de fabrico inovadoras. Através de técnicas científicas de análise não invasiva, o projeto pretende aprofundar o conhecimento sobre a composição material e visual destas cerâmicas, a partir da coleção do Museu Calouste Gulbenkian.
O projeto alargará ainda o estudo às produções cerâmicas de Iznik e Damasco, contribuindo para a compreensão das redes históricas de intercâmbio cultural e tecnológico no mundo islâmico.
Paralelamente à investigação científica, o GLAZE contempla o desenvolvimento de ferramentas educativas digitais interativas, promovendo a ligação entre a investigação histórica e a inovação contemporânea, com o objetivo de alcançar públicos diversos.