NOVA Sustainability Days 2024: Campus da NOVA FCT Promove Semana Dedicada à Sustentabilidade

26-09-2024

De 14 a 18 de outubro, decorre a 3.ª edição dos NOVA Sustainability Days, uma iniciativa organizada pela Universidade NOVA de Lisboa que promove a discussão e sensibilização sobre temas ambientais e práticas sustentáveis. Este ano, ao longo de cinco dias, a NOVA FCT dinamiza várias atividades, no Campus de Caparica, que pretendem envolver toda a comunidade.

O evento arranca nos dias 14 e 15 de outubro com o "Congresso 4 US", organizado pela Associação Ecozoic, com o tema "One Planet, One Chance", na Sala Ágora.

No dia 15, o Campus será palco do ECO-MERCADO - RUA + VERDE, que visa envolver a comunidade em ações de educação e sensibilização ambiental, promovido pela Divisão de Sustentabilidade e Espaços Verdes em parceria com a Sociedade Ponto Verde.

Já no dia 16, a agenda traz uma Ação de Sensibilização Ambiental e o lançamento do projeto "NOVA Route Zero", lançando à discussão de que forma a universidade pode contribuir para a neutralidade climática e a meta de zero emissões líquidas, conforme o Acordo de Paris.

Outras atividades incluem um "Passeio Sensorial no Campus", no dia 17, proporcionando uma imersão na natureza e a oportunidade de explorar os sentidos.

O encerramento da semana, no dia 18, tem como foco especial a área de recursos humanos e bem-estar. A programação inclui uma Mesa Redonda, onde serão discutidos temas como os desafios da sustentabilidade nos recursos humanos, o bem-estar e a felicidade organizacional, e a responsabilidade social. Haverá ainda uma sessão de networking no "Preguiçódromo" para promover a troca de ideias entre os participantes. A manhã terminará com um workshop sobre "Burnout: sintomas e prevenção", proporcionando ferramentas importantes para lidar com o stress no ambiente de trabalho.

Os participantes poderão usufruir de atividades de bem-estar no relvado da biblioteca, entre as 12h30 e as 15h00, oferecendo um momento de relaxamento e autocuidado.

Esta iniciativa enriquece o conhecimento e reforça o compromisso da NOVA e da NOVA FCT com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Consulte aqui o programa completo da NOVA FCT aqui

Para informações sobre as atividades da Universidade NOVA de Lisboa, consulte este link.