Projeto europeu com participação da NOVA FCT pretende estudar o património alimentar

09-07-2024

A NOVA FCT acolheu, em julho, o primeiro encontro do projeto “Tradinnovations: An advanced interdisciplinary educational approach to support innovation within food heritage adapted to specific populations needs”, do qual é parceira.

O ponto de partida do projeto é o estudo científico do património alimentar e a sua adaptação às necessidades de populações específicas. Este estudo pretende criar um quadro para a educação, envolvendo não só a ciência alimentar, mas também outras disciplinas como as ciências sociais e humanas, permitindo abordagens multidisciplinares e sinergias com um vasto leque de ciências.

O consórcio é constituído por seis parceiros académicos de seis países europeus, oito parceiros associados de 4 países diferentes: França: Institut Agro 2; Irlanda: Technological University Dublin; Espanha: Polytechnic University of Valencia; Eslovênia: University of Ljubljana; Finlândia: University of Turku; e Portugal: NOVA FCT. A equipa da NOVA FCT está a coordenar o Work Package n°3 - Educational content and experimentation.

A reunião teve lugar nos dias 4 e 5 de julho, nas instalações do Departamento de Química da NOVA FCT, com a participação de vários representantes do consórcio. A abertura do encontro contou com as intervenções da Presidente do Departamento de Química da NOVA FCT, Ana Aguiar-Ricardo; da Coordenadora do Mestrado em Ciências Gastronómicas (NOVA FCT), Ana Lourenço; Reine Barbar, Professora de Ciências e Engenharia Alimentar (IA França); bem como com a apresentação do Mestrado em Ciências Gastronómicas da NOVA FCT pelos professores Paulina Mata e Bruno Leite.