Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial celebrou 25 anos a olhar para o futuro

12-07-2024

Foto: Telmo Santos, Presidente do DEMI, no discurso de abertura, partilha o palco com os antigos presidentes do departamento.

No passado dia 11 de julho, a comunidade reuniu-se para celebrar os 25 anos da criação do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da NOVA FCT.

“Apesar de ser um dos departamentos mais jovens da Escola, é um dos que tem a formação mais antiga”, disse José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, na sua intervenção. “A história deste departamento é uma história de sucesso, de consolidação, crescimento e inovação. É um dos departamentos centrais nesta faculdade e para a sociedade, que está virado para o futuro. Prova disso é a continuação na aposta da criação de formações relevantes para o desenvolvimento da sociedade, como são bom exemplo os Mestrados em Logística Marítima e Engenharia em Fabrico Digital Avançado”, acrescentou.

Criado em 1999, ocupa desde essa altura o Edifício VIII do Campus de Caparica. Das suas salas já saíram, formados, mais de três mil alunos, entre programas de licenciatura, mestrado e doutoramento. A investigação tem estado na génese do trabalho do DEMI, com a conquista em 2019 da avaliação mais elevada da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para o UNIDEMI, centro de investigação do departamento, e tendo mantido essa qualificação até aos dias de hoje.

O encontro pretendeu reconhecer “o legado do DEMI, que apesar de ser um jovem departamento tem um impacto relevante na sociedade, através dos estudantes que formamos, da investigação e do desenvolvimento tecnológico que produzimos, e nas parcerias com o tecido empresarial”, explicou Telmo Santos, atual Presidente do DEMI.

O evento incluiu uma mesa-redonda como atual e anteriores presidentes do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial. Este espaço de conversa deu a oportunidade de a comunidade conhecer as experiências e contributos de cada um dos intervenientes para a construção de um departamento coeso e com ambições, bem como deixar desejos e recomendações para os anos que se seguem.

O encontro, que teve lugar no Auditório da Biblioteca da NOVA FCT, contou com a presença da Direção, de Presidentes de Departamento, colegas e amigos.

Atual e antigos Presidentes do DEMI num momento de confraternização.

Participantes na cerimónia de comemoração dos 25 anos do DEMI.