18-12-2023
A anTUNia, tuna masculina da NOVA FCT, a ECOZOIC, Associação de Jovens para o Ambiente e Direitos Humanos, e Catarina Cidade do Carmo, aluna de Doutoramento de em Nanotecnologias e Nanociências da NOVA FCT, foram distinguidos no Concurso Jovens Talentos 2023, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Almada. Durante a Gala da Juventude, realizada no dia 16 de dezembro, a anTUNia recebeu o "Prémio Almada Cidade Educadora". Já a atividade desenvolvida pela ECOZOIC valeu-lhe o "Prémio Almada Sustentabilidade e Inovação". Catarina Cidade do Carmo conquistou o “Prémio Almada Desporto 2023”.
A anTUNia, com três décadas de vida e mais de 250 prémios conquistados ao longo dos anos, expandiu sua influência para 39 cidades em 11 países europeus, bem como para a América Latina, marcando presença em países como Brasil e Peru. Durante a cerimónia, os jovens artistas expressaram a sua gratidão à comunidade de Almada, destacando o constante apoio do município às atividades da tuna masculina.
O "Prémio Almada Cidade Educadora", no valor de 1.500 euros, foi conferido à anTUNia como reconhecimento pelas suas atividades de promoção ativa e disseminação de Almada como uma Cidade Educadora. Este prémio destaca o percurso da anTUNia na promoção do conhecimento, cultura, bem como seu compromisso com a cidadania ativa e participação democrática junto à comunidade.
A Ecozoic, fundada em 2010 por estudantes universitários da NOVA FCT, predominantemente ligados à engenharia do Ambiente, recebeu o "Prémio Almada Sustentabilidade e Inovação", no valor de 500 euros. Esta associação destaca-se pelo voluntariado ambiental e humanitário, encorajando os jovens a desempenhar um papel ativo na resolução dos problemas da sociedade. O prémio reconhece o compromisso da Ecozoic na promoção de uma consciencialização ambiental mais ampla, baseada no equilíbrio entre economia, ambiente e sociedade, visando a concretização de projetos sustentáveis.
Catarina Cidade do Carmo, para além de ser estudante na NOVA FCT, tem construído uma carreira desportiva notável. Atualmente, é atleta no Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, ostentando os títulos de Campeã Nacional Sub-23 de 2000 m obstáculos (2020), Campeã Nacional Universitária de 3000 m obstáculos (2021) e Vice-Campeã Nacional Universitária de 5000 m (2023). Além disso, é detentora dos recordes Regionais de Setúbal em 3000 m, 3000 m obstáculos e 5000 m. Catarina Cidade do Carmo destaca o seu espírito resiliente e uma determinação inabalável, que foram fundamentais para suas decisões estratégicas, o equilíbrio entre a vida académica e desportiva, e uma evolução constante. Este reconhecimento, materializado num prémio de 500,00€, homenageia o sucesso desportivo e a resiliência e determinação demonstradas pela estudante-atleta ao longo do seu percurso.
O Concurso Jovens Talentos, que visa incentivar, reconhecer e distinguir jovens entre os 12 e 35 anos que contribuem para o desenvolvimento local de Almada, contou com a participação de 49 candidaturas e envolveu um total de 75 jovens talentosos e empreendedores. Esta 11.ª edição reafirmou o compromisso da comunidade local em valorizar e distinguir os percursos dos jovens que promovem os princípios das Cidades Educadoras.
Na imprensa
Saiba quem foram os vencedores da Gala da Juventude 2023, Almada Online