Projeto da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA pretende satisfazer exigências da mobilidade sustentável e da economia circular

03-12-2021

Projeto da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA pretende satisfazer

Grupo de investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é um dos participantes do projeto VIT (Engenharia de polímeros via design molecular: incorporação de propriedades elétricas e ópticas em VITrimers) que acaba de ver aprovado financiamento no âmbito do programa do Horizonte 2020. O financiamento atribuído é de 1.350.000 euros, dos quais 207.000 são para a FCT NOVA.

O grupo CHARM do LAQV-REQUIMTE é um dos dez grupos de investigação académica, oriundos de três continentes diferentes (Europa, América, Ásia) que integram o consórcio. São também participantes as empresas Bormioli Pharma e a portuguesa Plux Wireless Biosignals.

Este reconhecimento certifica e reforça a classificação de Excelente nas últimas avaliações do laboratório associado LAQV-REQUIMTE, bem como atesta a qualidade da Escola e do seu compromisso com o desenvolvimento do país, através da criação de novo conhecimento e de soluções para a sociedade.

Com o destacamento de 97 alunos de doutoramento / pós-doutoramento na Europa e no mundo, o objetivo do Consórcio de Investigação é capitalizar a sua experiência em química e no processamento de materiais funcionais para desenvolver uma nova geração de vitrímeros avançados capazes de satisfazer as exigências da mobilidade sustentável e da economia circular.

O projeto teve início a 1 de setembro de 2021 e a reunião de lançamento foi realizada na Universidade de Parma em 22 de setembro de 2021.