11-02-2025
Jelena Vladić, investigadora da NOVA FCT, foi uma das 12 cientistas escolhidas para integrar a Mediterranean Science Team 2025, uma iniciativa da Mediterranean Researchers’ Night (MEDNIGHT) que distingue investigadores de excelência. Este projeto visa enfrentar alguns dos desafios mais urgentes nos 23 países que rodeiam o Mar Mediterrâneo, bem como nas regiões vizinhas.
Especialista em processos de extração ecológicos e na utilização de microalgas para promover a sustentabilidade, Jelena Vladić tem-se destacado na área de química sustentável e solventes verdes, com particular foco em soluções inovadoras para a redução de desperdício e uso de recursos renováveis. A investigadora explica: "As microalgas são a chave para transformar resíduos em recursos sustentáveis para alimentação e ambiente. O nosso trabalho pode ajudar a resolver alguns dos maiores desafios globais, desde a segurança alimentar até à sustentabilidade ambiental."
Este reconhecimento é ainda mais significativo, pois a Mediterranean Science Team 2025 destaca, este ano, a crescente presença de mulheres na ciência: 11 das 12 cientistas selecionadas são mulheres, sublinhando o papel essencial que as mulheres desempenham na definição do futuro da investigação.
A iniciativa MEDNIGHT é uma plataforma que promove a ciência no Mediterrâneo e incentiva a cooperação científica entre países da região. A cerimónia oficial de apresentação da equipa e a entrega das distinções terá lugar em Bruxelas, a 14 de março de 2025, no evento Mediterranean Science Team Presentation Gala & MU-GEP Award Ceremony.
A inclusão de Jelena Vladić neste prestigiado grupo reflete o compromisso da NOVA FCT com a investigação de excelência e a sustentabilidade, destacando-se mais uma vez como um centro de referência na ciência aplicada para o bem-estar social e ambiental.