Estão abertas as candidaturas ao novo Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA

10-12-2021

Estão abertas as candidaturas ao novo Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA

A Universidade NOVA de Lisboa anunciou recentemente um novo prémio que pretende estimular, promover e reconhecer as boas práticas pedagógicas nas suas unidades orgânicas.

O novo prémio vem reforçar os mecanismos da Universidade no âmbito da sua missão de servir a sociedade através do conhecimento, desenvolvendo um ensino e uma investigação de excelência, criadores de significativo valor social e económico.

As candidaturas estão a decorrer até dia 31 de março de 2022 e estão abertas a todos os docentes e investigadores da NOVA, de forma individual ou em equipas de até três elementos.

Os critérios avaliados para a atribuição deste Prémio incidem, entre outros, sobre a relevância e originalidade das boas práticas implementadas face às práticas convencionais, a excelência do docente, o impacto e o nível de alcance das boas práticas pedagógicas.

O Prémio consiste na atribuição de uma Bolsa de Inovação Pedagógica de valor monetário de 4000 € e de até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1500 € cada uma.

O PRÉMIO

O Prémio de Inovação Pedagógica visa reconhecer e incentivar o mérito e o empenho dos docentes e investigadores da NOVA que se notabilizem pela utilização de práticas pedagógicas, com elevado impacto e alcance, em unidades curriculares de qualquer tipologia: ensino prático e laboratorial; ensino teórico; ensino teórico-prático ou orientação tutorial.

O Prémio é atribuído anualmente e visa distinguir iniciativas e práticas pedagógicas, e respetivos resultados, que tenham sido implementadas pelo menos no ano académico anterior àquele em que é aberta a candidatura ao Prémio.

O Prémio consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4500 € e até um máximo de 5 distinções honrosas no valor de 1500 € cada.

Quando o prémio for atribuído a equipas, cada membro receberá 3000 € e nas menções honrosas cada membro receberá 1000 €.

QUEM PODE CONCORRER?

Podem concorrer docentes e investigadores da NOVA, de forma individual ou em equipas de até três elementos.

PRAZO DE CANDIDATURA

Até dia 31 de março de 2022

COMO SE CANDIDATAR

As candidaturas deverão ser submetidas eletronicamente através do email nova.inov.ped@unl.pt

Uma vez que o júri é internacional, as propostas terão de ser escritas em inglês.

Documentação obrigatória:

a) Formulário de candidatura devidamente preenchido com a fundamentação da candidatura e declaração de consentimento do(s) docente(s) ou investigador(es) proposto(s).

b) Curriculum Vitae simplificado do(s) candidato(s);

c) Identificação do endereço do correio eletrónico do responsável pela candidatura.

AVALIAÇÃO DE CANDIDATURAS

As candidaturas são analisadas pelo Júri de acordo com os seguintes critérios:

• Qualidade da candidatura (30%)
  • Mérito Pedagógico (20%)
  • Alcance da Iniciativa (15 %)
  • Impacto (35 %)

JÚRI

O Júri responsável pela avaliação das candidaturas ao Prémio é constituído por:

Prof. João Sàágua – Reitor da NOVA

Membros externos

Terry Maguire - Diretora do National Forum for the Enhancement of Teaching and Learning in Higher Education (Irlanda)
Prof. Luís Castro - Professor do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa. Membro da organização do CNAPPES - Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Académicos da NOVA

Prof. Isabel Nunes - Pró-Reitora da NOVA e docente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA
Prof. Francisco Caramelo - docente da NOVA FCSH
Prof. Patrícia Rosado Pinto – docente aposentada da NOVA Medical School
Estudantes da NOVA

Carolina Almeida – NOVA Medical School
André Nicolau Queda – NOVA Information Management School

REGULAMENTO

Para mais informações consulte o regulamento aqui.