Toda a comunidade da FCT NOVA online em menos de uma semana

19-03-2020

aulas à distância

A preparação e implementação das aulas a distância demorou pouco menos de uma semana. A resposta rápida, emergente desta época extraordinária que vivemos, deve-se sobretudo à experiência e dedicação de docentes e serviços da FCT NOVA.

Neste processo o apoio do Laboratório e-learning da FCT NOVA - que desde 2005 promove o suporte ao uso educativo do sistema de gestão online de ensino e aprendizagem MOODLE, complementado, mais recentemente, pelo uso do Colibri Zoom para aulas interactivas online - conseguiu montar um dispositivo para acomodar mais de 8000 alunos e mais de 400 professores a prosseguir com as aulas online a partir das suas casas, devido ao plano de contingência da COViD-19.

Para este efeito, recorreu-se a uma infraestrutura de rede local sofisticada, gerida pela Divisão de Infraestruturas Informáticas, dando acesso a plataformas de conteúdos educativos online e às tecnologias de videoconferência Colibri e de vídeo-difusão Videocast a cargo da FCCN, entidade gestora da rede universitária portuguesa.

Além das aulas online e a distância, a Faculdade recorre também às tecnologias digitais para suportar o regime de teletrabalho de todos os serviços, mantendo deste modo o seu funcionamento neste período excecional e assegurando o apoio necessário tanto a estudantes como a professores.

Links de suporte para:

Aulas a distância