FCT NOVA no encerramento da 2.ª edição das "Engenheiras por um dia"

16-05-2019

A 2.ª edição das "Engenheiras por um dia" terminou com demonstrações e atividades de ciência e engenharia no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, no passado dia 16 de maio.

A FCT NOVA esteve presente com cinco atividades que permitiram às alunas preparar solventes eutéticos, experimentar tecnologia de CO2 supercrítico, fazer uma análise de estrutura de computador, ter contato com materiais nanoporosos e conhecer o Biovisualspeech, uma plataforma interativa para terapia da fala de crianças.

O projeto "Engenheiras por um dia" é uma iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. O objetivo central é promover as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e secundário, prevenir a segregação das profissões em razão do sexo e, em especial, combater a pouca adesão das raparigas e mulheres a estas áreas de estudo e trabalho.

A FCT NOVA foi uma das parceiras desta iniciativa, tendo promovido encontros entre as estudantes do ensino básico e secundário com engenheiras e cientistas de sucesso, entre outras atividades. A FCT NOVA sempre se orgulhou de trabalhar para divulgação das áreas da ciência e das engenharias e de ser ativa no combate à discriminação. A Escola tem vindo a organizar e aliar-se a iniciativas que ajudam a desmistificar e até a atrair jovens para estas áreas, como são bons exemplos o Technovation, a EXPO FCT, o FCT NOVA CHALLENGE, a Noite Europeia dos Investigadores e a Ciência Viva.

Esta edição das "Engenheiras por um dia" chegou a 3000 alunas de todo o país.

Na imprensa:

"'Engenheiras Por Um Dia': 2ª. edição envolveu três mil alunas de todo o país" (Delas)

"«Engenheiras Por Um Dia» contra a segregação das profissões em razão do sexo" (Jornal Económico)

"«Engenharias Por Um Dia» termina com a realização de 80 laboratórios e várias atividades" (Sapo)

“Engenheiras por um dia” para promover a igualdade de género"(SIC Notícias)