Atribuição de Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia

06-06-2016

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação para Mestre/Licenciado para colaboração no Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade – CENSE, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do projeto de “apoio técnico para desenvolvimento de metodologia para definição de Valores Limite de Emissão aplicáveis a instalações com libertação indireta para meios aquáticos, com o efeito de uma estação de tratamento, e análise do documento de referência sobre monitorização de emissões para o ar e para a água”, financiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências e Engenharia do Ambiente

Requisitos de admissão:

Bolsa 1

• Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, obtido há mais de 5 anos;
  • Experiência profissional no mínimo de 2 anos na área da Prevenção e Controlo Integrados de Poluição;
  • Formação na área da qualidade, nomeadamente em validação de dados;

Bolsa 2

• Grau de Licenciatura em Ciências do Ambiente, obtido há mais de 10 anos;
  • Experiência profissional no mínimo de 8 anos na área da Prevenção e Controlo Integrados de Poluição;
  • Experiência profissional no mínimo de 5 anos no domínio dos documentos de referencia sobre as melhores técnicas disponíveis (MTD) dos BREFs;

Bolsa 3

• Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, obtido há mais de 5 anos, sendo valorizado embora não constituindo um requisito a especialização na área dos processos de tratamento de águas residuais;
  • Experiência profissional no mínimo de 5 anos na área da Prevenção e Controlo Integrados de Poluição e no domínio dos documentos de referencia sobre as melhores técnicas disponíveis (MTD) dos BREFs;
  • Proficiência em inglês.

Legislação e regulamentação aplicável: As Bolsas regem-se pelo regime jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (informação em http:// alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/estatuto_bolseiro), nomeadamente Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2013 (Regulamento n.º 326/2013).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Caparica, 2829-516 Caparica, ou na Agência Portuguesa do Ambiente, na Rua da Murgeira 9/9A, Zambujal, 2610-124 Amadora, sob a orientação científica da Professora Doutora Paula Antunes e do Prof. Doutor Rui Ferreira dos Santos.

Duração da(s) bolsa(s): As bolsas terão a duração de 3,5 meses, com início previsto em 1 de Julho de 2016, ou data próxima. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado de acordo com as necessidade de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas a atribuir terá um valor mensal no intervalo de €1250,00 (mil e duzentos e cinquenta euros) a €1400,00 (mil e quatrocentos euros), de acordo com as qualificações dos candidatos, sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1) avaliação curricular global, com a respectiva valoração de 80% da classificação final, incluindo avaliação curricular e experiência profissional na área específica da Prevenção e Controlo Integrados de Poluição e no domínio dos documentos de referencia sobre as melhores técnicas disponíveis (MTD) dos BREFs e 2) avaliação da carta de motivação (20%). Se considerado necessário, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista com o objectivo de esclarecer algum aspecto determinante para a avaliação. Os candidatos que não respeitem um dos requisitos de admissão indicados serão eliminados, pelo que não serão considerados para efeitos de elaboração da classificação final.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo os candidato(a)s aprovado(a)s notificados através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 20 de Junho 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, carta de motivação, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos da experiência requerida. Os candidatos devem indicar a que bolsa (1, 2 ou 3) se candidatam.

As candidaturas deverão ser apresentadas por mão própria na secretaria do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Caparica, 2829-516 Caparica, no horário de expediente, ou remetidas por correio electrónico para rfs@fct.unl.pt, até 20 de Junho de 2016.

Qualquer esclarecimento pode ser prestado pelo Prof. Doutor Rui Ferreira dos Santos através do endereço electrónico rfs@fct.unl.pt.