08-04-2025
Fotografia: João Lima/NOVA FCT
No dia 8 de abril, teve lugar um debate sobre as competências procuradas em recém-formados na área da Engenharia de Comunicações e de Informação e a colaboração entre empresas e academia. O evento marcou o lançamento da nova Licenciatura em Engenharia de Comunicações e de Informação (LECI), que começa já no próximo ano letivo de 2025/2026.
A cargo do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade, a nova formação conta com a colaboração estratégica de um conjunto de empresas líderes no mercado, como AXIANS, CISCO, GMV, MEO, NOKIA, NOS e a VODAFONE, que irão apoiar o financiamento das propinas dos alunos e participar ativamente na sua formação. Este acordo vigorará nas três primeiras edições da Licenciatura.
O novo curso foi desenhado com um plano de estudos inovador, criado à medida das necessidades do setor tecnológico, abrangendo áreas como engenharia de telecomunicações (cloud, cibersegurança), operação de redes e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Com este modelo, a NOVA FCT procura identificar e atrair os melhores alunos, selecionando-os com base no mérito académico.
Além do financiamento, as empresas parceiras vão partilhar casos reais de aplicação na formação dos alunos, tendo ainda o objetivo de identificar e captar o talento após a conclusão do curso, apoiando a formação mais avançada a nível do Mestrado. Para tal, estão previstas sessões semestrais abertas a todos os estudantes, onde as empresas apresentarão os seus projetos inovadores, fomentando o interesse e o networking entre estudantes e empregadores.
"Esta nova formação representa uma abordagem diferenciadora ao ensino da engenharia, aliando uma formação académica de excelência às necessidades reais do setor. Com o apoio das empresas, conseguimos proporcionar condições únicas aos nossos alunos, preparando-os para os desafios do futuro, com um forte incentivo à inovação e à empregabilidade", afirma Rodolfo Oliveira, coordenador da nova licenciatura.
Este modelo reforça a ligação entre a universidade e o setor empresarial, promovendo a formação de profissionais altamente qualificados e preparados para integrar o mercado de trabalho. Com esta iniciativa, pretende-se criar mais oportunidades de desenvolvimento profissional para os estudantes, garantindo que possam construir carreiras de sucesso em Portugal, contribuindo para o crescimento das empresas e da economia nacional.
Além das sete empresas que já integram a parceria, está prevista a entrada de mais empresas do setor tecnológico até setembro de 2025, altura em que as aulas terão início, de forma a cobrir todos os alunos.
Galeria de fotos aqui. (Créditos: João Lima/NOVA FCT)
Na imprensa
Empresas pagam propinas de alunos de nova licenciatura da Nova FCT, ECO
Empresas financiam nova licenciatura da NOVA FCT para formar engenheiros do futuro, Jornal Económico
Empresas financiam nova licenciatura da NOVA FCT para formar engenheiros do futuro, Falando TI
Empresas financiam nova licenciatura da NOVA FCT para formar engenheiros do futuro, Executive Digest
Empresas financiam licenciatura na NOVA FCT para formar engenheiros, O Empreendedor
Empresas financiam licenciatura da Nova FCT para formar engenheiros do futuro, Human