25-01-2016
Tiago Vale, doutorando do NOVA LINCS, estagiou na Microsoft Research Cambridge Lab, entre Setembro e Dezembro de 2015. Durante este período, teve a oportunidade de se juntar à equipa de investigadores do Cambridge Systems and Networking group, desenvolvendo o seu trabalho de investigação no âmbito do projeto FaRM.
O FaRM é uma plataforma de computação distribuída criada de raiz para tirar partido de tecnologia emergente (RDMA) que permite a um processador aceder diretamente à memória de outro computador, através da rede, sem a intervenção do processador remoto. Utilizando esta nova tecnologia, o FaRM consegue atingir tempos de resposta inferiores aos sistemas tradicionais (micro vs. milissegundo) e executar milhões de operações por segundo. Neste contexto, o trabalho do Tiago incidiu especificamente sobre a capacidade do FaRM para tolerar falhas.
Tiago Vale é estudante de doutoramento do NOVA LINCS no grupo de investigação Computer Systems, sendo co-orientado pelos investigadores João Lourenço e Ricardo Dias. Os seus principais interesses de investigação são sistemas distribuídos e transacionais, controlo de concorrência, e modelos de consistência.
Mais informações em: