Trata-se de um ventilador de código aberto, que pode ser produzido em qualquer geografia, com materiais comuns. Os detalhes do desenvolvimento e do equipamento foram sistematizados num paper científico, que estará disponível brevemente para consulta.
Francisco Bernardo, João Mourão, André Loureiro e João Fernandes são alunos que juntaram materiais de fácil acesso e demonstraram como o fabrico das viseiras pode ser simples e rápido.
A iniciativa partiu do Departamento de Química da Faculdade que juntou uma pequena equipa e aproveitou material doado pelos colegas dos laboratórios
A revista Sábado destacou a onda de solidariedade que está a invadir os hospitais. Entre as doações estão máscaras e gel desinfetante, duas das produções que a FCT NOVA dinamizou nesta altura de pandemia.
As candidaturas aos apoios previstos nesta categoria do Fundo de Emergência COVID-19 devem ser submetidas até dia 2 de abril.
Paulo Legoinha, professor e investigador do Departamento de Ciências da Terra da FCT NOVA, é um dos 21 co-autores que realizaram este trabalho.
A FCT NOVA já se juntou ao movimento que quer aumentar a capacidade de testes ao Covid-19.
Jornal de Notícias, Expresso e Executive Digest destacam a redução de poluição na capital portuguesa.
Esta iniciativa visa apoiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento (I&D) já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
12 impressoras 3D estão a operar em contínuo num laboratório preparado para o efeito, supervisionadas e monitorizadas, em turnos, garantindo o processo de produção.
A plataforma vent2life.eu permite a identificação de ventiladores inativos mas suscetíveis de recuperação.
Francisco Ferreira, professor e investigador no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da FCT NOVA, falou ao P24 sobre o impacto do COVID-19 no ambiente.