Notícias

Notícias

3D Printing Center for Health, da NOVA FCT, vence o NOVA Research Impact Narratives & Award

06-12-2024

Na foto, Cláudia Quaresma, coordenadora do projeto na sessão NOVA Science & Innovation Day.

O 3D Printing Center for Health, liderado por Cláudia Quaresma, professora e investigadora do Departamento de Física da NOVA FCT, foi um dos vencedores do prémio NOVA Research Impact Narratives & Award, na categoria “Responsabilidade Social”.

Criado por investigadores, professores e engenheiros dos centros de investigação LIBPhys e UNIDEMI, em colaboração com o FCT FabLab (Powered by US Embassy), este centro sem fins lucrativos tem como principal objetivo desenvolver dispositivos utilizando impressão 3D aplicados à área da saúde. Entre os dispositivos produzidos incluem-se próteses, ortóteses e dispositivos de apoio personalizados, que melhoram significativamente a mobilidade e a qualidade de vida. Estes dispositivos personalizados oferecem melhor adaptação e funcionalidade das pessoas com handicaps motores, contribuindo diretamente para melhores resultados no processo de reabilitação.

Uma das grandes contribuições do centro é associar três pilares cruciais, a inovação, a investigação e a responsabilidade social . Refletindo esta missão, Cláudia Quaresma, afirma: “Ao colocar as pessoas em primeiro lugar, o 3D Printing Center for Health impulsiona a inovação no design de dispositivos personalizados, promovendo a acessibilidade e a inclusão.”

Desde a sua criação, o a equipa do projeto já apoiou mais de 78 pacientes e nove serviços de diferentes hospitais, promovendo uma melhor qualidade de vida para crianças, adultos e idosos.

O prémio foi entregue durante o NOVA Science & Innovation Day, que teve lugar no passado dia 3 de dezembro, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.