NOVA FCT parceira em projeto europeu para formação de engenheiros civis para uma construção mais eco-eficiente

18-09-2024

Entre 14 e 18 de outubro de 2024, quatro alunos da NOVA FCT vão participar num curso piloto no âmbito do projeto  Erasmus+ BIO-FIBRE.

Os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Civil - perfil de Construção, Tomás Costa, Alexandre Duarte, Rafael David Ferreira e Gonçalo Filipe Cação, vão estar na Aristotle University of Thessaloniki (AUTH), onde vão proceder à caracterização de argamassas com bio-fibras. Este curso terá depois continuidade num outro curso a decorrer entre 10 e 14 de março de 2025 na Technical University of Eindhoven (TU/e), onde os estudantes procederão a impressão 3D com a argamassa que tiverem otimizado. Os cursos serão complementados por sessões a decorrer online, onde estarão em foco outros aspetos ligados à importância ambiental e tecnológica que diferentes bio-compósitos podem ter para a construção de edifícios, utilizando blended-learning.

O projeto Erasmus+ BIO-FIBRE, coordenado pela VIA University College, Dinamarca, pretende contribuir para uma melhor pedagogia e aquisição de competências no desenvolvimento, caracterização, otimização e aplicação de bio-compósitos para a construção. Será desenvolvida uma unidade curricular, a ficar disponível online para poder ser utilizada, na totalidade ou em módulos. A NOVA FCT integra o consórcio que está a desenvolver as novas formações, com uma equipa coordenada por Paulina Faria, professora do Departamento de Engenharia Civil da NOVA FCT, que inclui outros docentes do Departamento de Engenharia Civil e do Departamento de Química. São também parceiros: TU/e (Países Baixos); Universidad Politecnica de Catalunya (Espanha); AUTH (Grécia); Alma Mater Studiorum – Università di Bologna (Itália); Vilnius Gediminas Technical University (Lituania) e Study and Consulting Center (Lituania).

Após a conclusão do projeto, na NOVA FCT há previsão de integrar módulos da nova unidade curricular a desenvolver em disciplinas existentes de Materiais de Construção, Tecnologias de Construção e Tecnologia de Revestimentos, assim como em cadeiras da pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável.