30-09-2024
Três alunas da NOVA FCT foram premiadas no 1.º Fórum "Inovação em Medicina e Engenharia Biomédica: Sinergias e Desafio", promovido pela Secção de Medicina e Engenharia Biomédica da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCMED), no dia 24 de setembro de 2024.
A aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, Catarina Consolado, foi distinguida com o Prémio Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa (no valor de 500 euros) no painel "Inteligência Artificial na Tomada de Decisões Clínicas". A sua comunicação oral, intitulada "Interface Inteligente baseada em Eletromiografia para melhorar a capacidade de comunicação em Pessoas com Doenças Neurodegenerativas", foi orientada pelos Professores da NOVA FCT, Ana Londral e Cláudia Quaresma.
Catarina Santos, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, foi também distinguida com o mesmo prémio, no painel "Impressão 3D na Medicina: Inovações e Aplicações Emergentes", com o projeto intitulado "Multi-function 3D Printed Assistive Device for Children with Congenital Hand Malformations: A Case Study". Este trabalho foi desenvolvido em parceria com as alunas Catarina Lima, Liliana Teixeira, Marta Cunha, Matilde Santos e Ana Oliveira, sob a orientação dos Professores da NOVA FCT, Bruno Soares, Cláudia Quaresma e Telmo Santos, no âmbito do 3D Printing Center for Health.
O Prémio de Melhor Poster foi atribuído a Maria Rosado pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa pelo trabalho intitulado "Análise do Desempenho de Doentes com AVC durante a Realização de Jogos Terapêuticos". Este projeto foi desenvolvido sob a orientação das professoras da NOVA FCT, Cláudia Quaresma e Carla Quintão.
O 1.º Fórum foi organizado pela recém-criada Secção de Medicina e Engenharia Biomédica da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa.
Integram a comissão organizadora a presidente do 3D Printing Center for Health e professora da NOVA FCT, Claúdia Quaresma e a ex-presidente do Núcleo de Biomédica da NOVA, Joana Silvestre. Este evento representa uma oportunidade única para explorar sinergias entre a medicina e a engenharia biomédica, promovendo o diálogo e a inovação nestas áreas fundamentais para o avanço da saúde.