NOVA FCT atrai cada vez mais e melhores alunos

26-08-2024

Aumento do preenchimento de vagas e subida da média de candidatos à NOVA FCT são os principais resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior.

Os 1058 novos estudantes de licenciatura representam 96,1% das vagas colocadas a concurso na NOVA FCT, número que revela um acréscimo em relação ao ano passado (94,8%). A esta subida,  acresce o facto de que a maioria dos novos alunos escolheu a NOVA FCT como 1.ª opção.

Em média, os nossos novos estudantes candidataram-se com 16,2 valores, sendo que vinham do ensino secundário com uma média de 16,8 valores, classificação ligeiramente acima da do ano passado.

Estes novos estudantes vêm maioritariamente da Área Metropolitana de Lisboa (840 vêm dos distritos de Lisboa ou Setúbal), mas temos alunos oriundos de todos os distritos do país, incluindo das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Dentro da Área Metropolitana, há mais da margem norte do que da margem sul (465 do distrito de Lisboa e 375 do distrito de Setúbal).

No total, 6124 candidatos concorreram à NOVA FCT. Os resultados foram divulgados este fim-de-semana pela Direção Geral do Ensino Superior do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso ao Ensino Superior.