Bridge Talks: Primeira sessão atrai uma centena de pessoas para debater o oceano

08-07-2024

A primeira edição das Bridge Talks, um encontro aberto ao público promovido pela Escola de Executivos da NOVA FCT com o objetivo de criar pontes entre a academia e o mundo empresarial, reuniu cerca de 100 pessoas no Fórum Cultural de Alcochete, no passado dia 26 de junho. A sessão inaugural focou-se no tema da economia azul, explorando as oportunidades e desafios relacionados com o mar.

O evento atraiu uma audiência diversificada, incluindo académicos, empresários, investidores e entusiastas do tema, resultando em discussões enriquecedoras.

As diversas sessões exploraram o tema da sustentabilidade, tecnologia e representatividade na economia azul com a participação dos oradores convidados como Susanne Wedin-Schildt, Presidente da Ocean Community e fundadora da Innofuse Blue, Carla Gonçalves Pereira, CEO da SINASE, Assunção Cristas, Diretora da NOVA Ocean, Ana Rita Petinga, vice-presidente da Câmara Municipal Peniche, Paula Sobral, investigadora da NOVA FCT especializada no impacto dos microplásticos, e outros tipos de lixo marítimo, nos oceanos portugueses, Helena Vieira, Board Member da Mission Ocean e Investigadora da Universidade de Aveiro, Eurico Cabrita, Subdiretor para a Inovação e Investigação da NOVA FCT, José Barata, professor da NOVA FCT que implementou soluções de Indústria 4.0, incluindo robótica, no setor naval, Vitor Nogueiro, responsável pelos sistemas de informação e a inovação do estaleiro naval da Arsenal do Alfeite e João Rito, fundador da SEAentia, empresa de produção sustentável de peixes.

A última conversa da conferência aconteceu com Nélia Câmara, Diretora da Escola de Executivos da NOVA FCT, Rodrigo Castro, CEO da Educa-te, e João Ribeiro, CEO at Blue Geo Lighthouse, sobre a relevância da atração e retenção de talento na economia azul.

O dia terminou com uma performance da artista Inês Carincur, do projeto Zabra, que usou água para produzir um espetáculo em homenagem aos oceanos, seguida de um momento de networking para os vários participantes numa praia fluvial em Alcochete.

A participação ativa e o entusiasmo dos presentes reforçaram a importância de iniciativas como as Bridge Talks para impulsionar a inovação e o desenvolvimento, proporcionando um espaço de sinergia e trocas de ideias.

As Bridge Talks são organizadas pela Escola de Executivos da NOVA FCT e cada encontro aborda um tópico relevante e atual, proporcionando uma plataforma para os líderes de reconhecimento partilharem ideias e inovações. A próxima Bridge Talk será dedicada ao tema da Arte e Tecnologia, ainda sem data definida.

José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT .

Eurico Cabrita, Subdiretor para a Inovação e Investigação.

Susanne Wedin-Schildt, Presidente da Ocean Community e fundadora da Innofuse Blue.

Sessão "Charting New Waters: Innovation as a Catalyst in the Blue Economy".

Nélia Câmara, Diretora da Escola de Executivos da NOVA FCT, Rodrigo Castro, CEO da Educa-te, e João Ribeiro, CEO at Blue Geo Lighthouse.

Performance da artista Inês Carincur, do projeto Zabra.