Aluno da NOVA FCT vence Melhor Apresentação em conferência internacional sobre métodos de inovação na indústria e academia

09-07-2024

Jorge Miguel Marcelino Ruivo, aluno do Programa Doutoral em Engenharia Industrial da NOVA FCT, foi distinguido com o Prémio de Melhor Apresentação na 14th International Conference & Global Competition on Systematic Innovation (ICSI & GCSI).

O aluno apresentou o artigo “Smart Naval Maintenance, Bridging the Gap”, que propõe abrir linhas de investigação para o desenvolvimento de uma metodologia sistemática, visando alcançar a manutenção inteligente para navios de guerra.

O artigo relaciona vários elementos: a manutenção, a Indústria 4.0, o Lean e a TRIZ. As ferramentas Lean podem ajudar a diminuir o impacto de tripulações menores a bordo no que se refere aos resultados da manutenção, enquanto a TRIZ, a Teoria da Resolução Inventiva de Problemas, fornecerá técnicas e ferramentas para a resolução de problemas, contribuindo para a concepção de uma metodologia de manutenção inteligente.

“A ICSI é uma referência em metodologias inovadoras em diversos domínios da ciência. A oportunidade de apresentar o trabalho já desenvolvido constitui um importante marco de validação e um enorme estímulo para prosseguir a investigação e desenvolvimento da tese. É também uma satisfação ímpar representar o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI), a NOVA FCT e a Marinha junto a outras instituições e audiências de reconhecido mérito”, disse o aluno.

O trabalho vencedor resulta da investigação desenvolvida para a tese de Doutoramento, sob a orientação de Helena Navas, professora do DEMI da NOVA FCT, e a coorientação de Suzana Lampreia, professora da Escola Naval e da Marinha Portuguesa.

A conferência ocorreu entre os dias 13 e 15 de outubro de 2023, em Guangdong, China.